Como escolher o sofá – dicas, cuidados

  O sofá se apresenta como o principal elemento de uma sala de estar. Ele é responsável por conferir conforto na área social da…

Escolha um sofá confortável e elegante para sua sala.

 

O sofá se apresenta como o principal elemento de uma sala de estar. Ele é responsável por conferir conforto na área social da casa, além de contribuir com o espírito de recepção. Não basta o estofado ser bonito e elegante, ele na verdade deve dialogar com os demais itens da decoração e valorizar o espaço.

Como o sofá assume o papel de protagonista da sala, ele deve ser escolhido com atenção, considerando a influência dos outros móveis e acessórios. A peça-chave da área social tem como objetivo oferecer uma acomodação agradável para as visitas, além de permitir que o morador desfrute de bons momentos de descanso.

Dicas para escolher o sofá certo

1. Todas as características do móvel precisam ser levadas em conta para que seja feita a escolha ideal. Diante de tantas possibilidades oferecidas pelas lojas, vale ficar atento a fatores como estrutura, tamanho, revestimento, cores e manutenção.

2. O tradicional jogo de sofá com dois e três lugares já está ficando no passado e cedendo espaço para novas tendências. Prefira um modelo de estofado mais compacto e que funcione no cômodo em parceria com as demais peças de decoração.

Ao escolher um sofá, reconheça a presença de outros elementos de decoração.

3. Dê preferência para o sofá liso, ou seja, isento de estampas. Desta forma fica mais fácil combinar o móvel estofado aos demais elementos decorativos. O efeito de estamparia pode ficar por conta das almofadas ou mesmo com uma poltrona estrategicamente posicionada no cômodo. Com um sofá liso, o morador pode se sentir a vontade para inserir um tapete estampado.

4. Antes de comprar um sofá, tenha o cuidado de tirar as medidas da sala de estar. Não dá para inserir uma peça grande de mais em um ambiente com pouco espaço, por isso vale a pena tomar notas das dimensões. Escolha um estofado que encaixe no cômodo, sem prejudicar a circulação de pessoas.

Leia Também:  Cuidados ao escolher um sofá

5. O orçamento é um aspecto que precisa ser considerado antes de definir o modelo de sofá. Não adianta gastar todo o dinheiro numa única peça sofisticada e não ter condições para comprar os outros itens que completam a decoração.

6. A estrutura do sofá deve ser firme e resistente para suportar a rotina agitada de uma sala de estar. Quanto à altura da peça, escolha aquela que garante a melhor sensação de conforto. Para passar momentos descansando no sofá, é fundamental que ele disponha de um bom encosto.

Use um sofá escuro na área social da casa com crianças e animais.

7. Para as casas com crianças e animais, recomenda-se um modelo de sofá escuro, já que não deixa a sujeira aparecer. Os demais elementos da sala devem ser claros para que a área social não fique tão carregada.

Use as dicas de decoração para escolher o melhor modelo de sofá para a sala e tome os devidos cuidados para não cometer erros na hora de modernizar o visual do cômodo.

Top