Óleos para recuperar cabelos com pontas duplas

Os óleos essenciais para cabelos são produtos muito mais versáteis do que se imagina e podem ser encontrados em qualquer farmácia ou loja de…

Os óleos essenciais para cabelos são produtos muito mais versáteis do que se imagina e podem ser encontrados em qualquer farmácia ou loja de cosmético. Além de utilizar o produto puro, ainda é possível apostar em misturas de diferentes tipos de óleos, que podem até mesmo ser adicionados em cremes para uma melhor hidratação. Entre os vários benefícios dos óleos, o que mais se destaca é a intensa hidratação, indispensável na prevenção das tão temidas pontas duplas. Fique por dentro do assunto e saiba mais sobre os óleos para recuperar cabelos com pontas duplas.

Confira dicas de óleos que acabam com as pontas duplas sem precisar cortar o cabelo. (Foto: divulgação)

Por que surgem as pontas duplas

O fio de cabelo é dividido em córtex, por onde passam os nutrientes e ocorre a atividade química que faz os fios crescerem, e a cutícula, responsável por proteger o córtex capilar. Quando a cutícula é danificada e o córtex fica desprotegido, pode acabar se rompendo, dando origem às pontas duplas.

A ponta é a porção mais frágil do cabelo, e quanto maior o comprimento dos fios, mais delicadas as pontas serão. Isso se deve ao fato de que todos os nutrientes necessários para a saúde das madeixas atravessam o couro cabeludo e percorrem um caminho muito longo até atingirem essa região, que muitas vezes sofre carência de elementos importantes.

Principais causas de pontas duplas

Praticamente qualquer fator que agrida a cutícula pode resultar em fios de pontas duplas. Como dito anteriormente, o comprimento dos fios é uma das causas mais importantes, mas diversos outros elementos têm papel fundamental no aparecimento do problema.

O óleo de argan tem um bom custo-benefício. (Foto: divulgação)

Outros fatores que merecem destaque são:

  • Dieta pobre em vitaminas e proteínas;
  • Exposição solar sem foto proteção;
  • Ressecamento dos fios.
Leia Também:  Sugestões de decoração interna com tijolos

Óleos que ajudam a recuperar o cabelo

Os óleos essenciais são importantes ferramentas no combate das pontas duplas porque, além de possuírem altas concentrações de vitaminais e ácidos graxos essenciais, ainda combatem os radicais livres e protegem a cutícula do fio, evitando seu desgaste.

As melhores opções de óleos essenciais são os óleos de argan, coco, abacate, camélia, açafrão, jojoba, rícino, abacate e rosa mosqueta, mas vários outros prometem resultados satisfatórios e uma excelente capacidade de hidratar os fios e prevenir as pontas duplas.

Um cabelo ressecado é uma causa bastante comum de pontas duplas. (Foto: divulgação)

Os óleos essenciais são excelentes produtos para hidratar as madeixas, proteger a cutícula dos fios e oferecer nutrientes essenciais, combatendo o aparecimento das pontas duplas. Esses cosméticos podem ser utilizados puros ou misturados em cremes e condicionadores, e apesar do preço ser elevado (entre R$ 100,00 a R$ 150,00 uma embalagem de 100 ml, dependendo do tipo de óleo), o rendimento é excelente e o custo benefício vale a pena.

Top