Convívio com animais de estimação torna criança mais saudável, diz estudo

Além de proporcionar entretenimento e diversão, a convivência com animais de estimação melhora o bem-estar e a qualidade de vida de muitas pessoas. Os…

Conviver com animais de estimação traz benefícios para a saúde. (Foto:Divulgação)

Além de proporcionar entretenimento e diversão, a convivência com animais de estimação melhora o bem-estar e a qualidade de vida de muitas pessoas. Os mascotes do lar não são apenas grandes companhias que fazem bem para o psicológico do dono, mas também proporcionam benefícios para a saúde.

Alguns estudos já comprovaram que interagir diariamente com um cão ou gato melhora a autoestima e diminui o sentimento de solidão. O convívio com o melhor amigo do homem também age contra resfriados, doenças estomacais e torna o coração mais saudável.

Muitas famílias deixam de adotar ou comprar um bicho de estimação porque sentem medo dos bebês contraírem doenças. Entretanto, um estudo descobriu que o contato com animais de estimação evita que as crianças desenvolvam infecções respiratórias.

Cães e gatos fazem bem à saúde

Crianças que convivem com pets sofrem menos com problemas respiratório. (Foto:Divulgação)

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Finlândia Oriental revelou que o convívio com animais de estimação pode fazer bem para a criança, inclusive para bebês. Os autores do trabalho constataram ainda que, ao manterem contato com animais, a frequência de infecções respiratórias nas crianças também diminui. Os resultados do estudo foram publicados na revista americana Pediatrics.

Para elaborar as conclusões, os pesquisadores finlandeses acompanharam 397 crianças, que passaram por várias análises de saúde. Durante o período do estudo, descobriu-se que o contato com cães e gatos reduz a incidência de problemas relacionados ao aparelho respiratório em até 30%.

A pesquisa constatou principalmente os benefícios das crianças que convivem com cães, pois elas desenvolveram poucas infecções de ouvido e também passaram a consumir menos antibióticos. Os efeitos benéficos do contato com animais de estimação foram observados, sobretudo, nos participantes que passam grande parte do tempo em ambientes fechados na companhia de um cão.

Leia Também:  Saiba como viver bem com seu gato

Leia também: Animal de estimação – como escolher o ideal

Contato com animais fortalece o sistema imunológico

O contato com cães e gatos reforça os mecanismos de defesa do organismo. (Foto:Divulgação)

Os autores da pesquisa afirmam que o contato com cães e gatos contribui com o amadurecimento do sistema imunológico durante a infância. Assim, a criança se torna menos vulnerável às principais infecções, como rinite, febre, tosse e principalmente dor de ouvido. Para os estudiosos, os benefícios podem surgir tanto com a convivência diária como também com o convívio sem tanta frequência.

O fortalecimento do sistema de defesa da criança acontece quando ela é exposta aos micro-organismos benéficos, isto é, aqueles que aumentam a proteção contra alergias e sintomas de infecções.

Confira outros benefícios dos pets: Grávidas que possuem animais de estimação se exercitam mais

Top