Óleo de cravo-da-índia: benefícios

O cravo-da-índia é utilizado há centenas de anos no preparo de alimentos, e é uma das especiarias aromáticas mais apreciadas ao redor do mundo.…

O cravo-da-índia possui diversos benefícios.

O cravo-da-índia é utilizado há centenas de anos no preparo de alimentos, e é uma das especiarias aromáticas mais apreciadas ao redor do mundo. Entretanto, suas funções vão muito além da culinária. Esse condimento pode ser usado para fins medicinais, pois possui óleos essenciais, como o eugenol, que lhe confere propriedades como ação antifúngica, analgésica e antisséptica.

Saiba mais sobre o assunto e conheça os benefícios do óleo de cravo-da-índia.

Aprenda a fazer um delicioso chá da Índia.

Propriedades benéficas

Conheça mais sobre as propriedades medicinais do cravo-da-índia e confira dicas de como utilizá-lo.

Efeito fungicida e antibacteriano

  • Devido sua ação antifúngica, é uma boa ferramenta para combater dos mais diferentes tipos de micose, especialmente a dos pés. A dica é aplica-lo duas vezes ao dia sobre o local afetado;
  • O óleo pode ser usado para auxiliar no tratamento do combate a cravos e espinhas. Basta aplica-lo sobre o rosto por três vezes na semana, deixando-o agir por cerca de 10 minutos.

Aplicar o óleo no rosto combate cravos e espinhas.

Efeito anti-inflamatório

  • Devido sua ação anti-inflamatória, é capaz de minimizar a coceira decorrente da picada de insetos, além de funcionar como repelente para mosquitos;
  • Por ser rico em substâncias como vitamina A e C, ácidos graxos e minerais, possui boa ação sobre os músculos e articulações, diminuindo dores tensionais e minimizando a inflamação em casos de artrite.

Saiba mais sobre repelentes naturais para pernilongos.

Efeito analgésico

  • Pode ser usado em problemas odontológicos como analgésico natural, capaz de aliviar as dores nas gengivas e dentes, ou até mesmo para abrandar a coceira nas gengivas dos bebês (nessas situações deve ser diluído em água, para prevenir queimaduras na mucosa oral da criança);
  • Fazer gargarejos é uma ótima maneira de aliviar as dores de garganta. A receita é simples, pois basta pingar seis gotas do óleo de cravo-da-índia em um copo de água morna e fazer o gargarejo duas vezes ao dia;
  • Algumas gotas do óleo podem ser misturadas a uma pitada de sal e aplicadas na região das têmporas, para combater a dor de cabeça.
Continuar Lendo  Receita: Doce de Abóbora

Leia também: Óleo de cravo pode aliviar a dor de dente.

Efeito Expectorante

  • Ajuda substancialmente na eliminação de catarro e fluidos que podem congestionar as vias respiratórias, funcionando como um excelente medicamento no combate à sinusite, tosse e bronquite.

Como preparar o óleo de cravo-da-índia

Confira como é simples preparar o óleo de cravo-da-índia, para usá-lo nos mais variados problemas e desfrutar de todo seu benefício.

  • Ingredientes:

  • 30 gramas de cravo-da-índia;

  • 200 ml de óleo de oliva ou girassol.

  • Preparo:

            Basta misturar todos os ingredientes e cozinhar em banho-maria por cerca de uma hora. Depois é só deixar esfriar, coar, e armazenar num vidro seco e limpo.

O gargarejo com água morna e gotas do óleo, minimiza a dor de garganta.

Vale lembrar que a utilização do óleo não está indicada para gestantes, mulheres que estão amamentando ou crianças. Em todos os casos, seu uso deve ser feito com moderação, pois a ingestão de mais de 3 miligramas diariamente pode se tornar tóxica.

Top