Cuidados com a dengue no inverno

Quando chega o período mais frio do ano, muitas pessoas acabam deixando de lado as atitudes de prevenção contra a dengue, já que a…

Quando chega o período mais frio do ano, muitas pessoas acabam deixando de lado as atitudes de prevenção contra a dengue, já que a doença costuma ter maior incidência no verão. Porém, é fundamental manter os cuidados com a dengue no inverno, para evitar maiores preocupações.

É preciso atenção para evitar que o ralo se transforme em um criadouro para o mosquito da dengue (Foto: Divulgação)

Esse relaxamento se dá porque existe a crença de que a disseminação da doença, que infecta de 50 a 100 milhões de pessoas por ano, em todo o mundo, acontece apenas nas épocas de calor, quando são mais propícias as formações de poças de água parada, devido às chuvas.

E é aí que está o engano, pois o mosquito Aedes aegypt, que carrega o vírus da dengue e o transmite para o homem, através da picada, também aparece no inverno e em qualquer outra estação, desde que encontre as situações favoráveis para o seu desenvolvimento.

Quais os sintomas da dengue?

Dengue comum e hemorrágica: quais as diferenças

Cuidados com a dengue no inverno

A piscina, normalmente pouco requisitada no inverno, precisa ser limpa com frequência ou esvaziada e coberta, em caso de longo período sem ser usada (Foto: Divulgação)

Um dos principais cuidados com a dengue no inverno diz respeito às piscinas, que geralmente são pouco utilizadas nesta época do ano, devido às temperaturas mais baixas, e podem se tornar um enorme criadouro do mosquito da dengue, trazendo prejuízos até para quem mora perto.

Se você tem uma piscina em casa e não vai utilizá-la durante o inverno, deve limpá-la pelo menos uma vez por semana, tratando a água com cloro. Limpe também as bordas da piscina, passando vassoura ou bucha para retirar ovos do Aedes aegypt que possam estar grudados lá e se não for utilizá-la por um longo período, esvazie-a e cubra com uma lona bem esticada.

Continuar Lendo  Quais os Sintomas da Dengue ?

Além disso, não se esqueça de fazer a limpeza da caixa d’água, se estiver no período (ela deve ser limpa a cada seis meses) e de verificar se ela está bem tampada. Outro cuidado é colocar água sanitária nos ralos, três vezes por semana, e deixá-los bem tampados.

Outras dicas

Os cuidados com os vasos de plantas devem ser mantidos mesmo no período mais frio (Foto: Divulgação)

Para combater a dengue no inverno, os cuidados são basicamente os mesmos que você precisa ter em outras estações do ano, como:

– Esvaziar e guardar as garrafas com o gargalo para baixo.

– Guardar pneus secos e outros objetos que acumulem água em local coberto.

– Escorrer a água dos vasos de planta e colocar areia nos pratinhos que servem de apoio.

– Verificar se as calhas da casa não estão entupidas.

– Colocar o lixo em sacos plásticos e fechar bem, colocando-o para coleta nos horários certos.

– Receber os agentes de saúde que atuam no combate aos focos da dengue.

Top