O que fazer depois de inalar fumaça

A fumaça é um produto gerado da combustão de vários materiais químicos e quando inalada causa reação inflamatória nas vias aéreas superiores e inferiores.…

A fumaça é um produto gerado da combustão de vários materiais químicos e quando inalada causa reação inflamatória nas vias aéreas superiores e inferiores. Essas lesões podem aparecer em até 24 horas após e os principais sintomas como falta de ar e tosse. Saiba mais sobre o assunto e veja o que fazer depois de inalar fumaça.

A fumaça pode levar à morte por intoxicação. (Foto: divulgação)

Inalação da fumaça 

Segundo especialistas, a inflamação respiratória causada pela inalação da fumaça pode matar em um curto espaço de tempo devido a falta de oxigenação para o sangue. A fumaça provoca o fechamento das vias aéreas superiores e impede a eliminação do gás carbônico e a entrada de oxigênio. Quando as células de defesa liberam enzimas para combater a intoxicação, atingem e rompem os alvéolos, inundando-os com sangue e impedindo a passagem de ar.

Nos incêndios, quanto mais escura a fumaça, maior a quantidade de monóxido de carbono que está sendo produzido por causa da combustão incompleta. O monóxido de carbono é o produto que mais causa mortes em incêndios. Trata-se de um gás incolor e inodoro presente em todos os incêndios, principalmente nos pouco ventilados.

Veja também males que a fumaça pode causar a saúde 

Sintomas da intoxicação por fumaça

A fumaça é tóxica e pode causar irritação nos olhos, nas vias aéreas e pode até mesmo levar à morte por asfixia. Os sintomas de intoxicação por fumaça incluem:

  • Tosse;
  • Dificuldade respiratória;
  • Congestionamento nasal;
  • Irritação nos olhos;
  • Resíduos acinzentados ao redor da boca e nariz;
  • Cheiro de fumaça ou produto químico no ar expirado.

    A fumaça inalada causa infecção nos pulmões. (Foto: divulgação)

O que fazer depois de inalar fumaça

Saber como agir depois de inalar fumaça pode salvar a vida e é essencial para evitar complicações que esta condição pode causar. Sendo assim, após inalar a fumaça recomenda-se:

  • Ir para um local fresco e arejado;
  • Deitar no chão e ficar de lado por alguns minutos;
  • Se possível, lavar o rosto com água ou soro fisiológico para minimizar os desconfortos da região;
  • Não tome nenhum medicamento sem orientação médica.

    Os sintomas podem surgir semanas depois da fumaça inalada. (Foto: divulgação)

Veja também fumaça do cigarro faz mal a saúde

Leia Também:  Cuidados Com as Roupas no Inverno

As vítimas de incêndio que inalaram fumaça devem ser observadas pelo médico e, dependendo do quadro, devem permanecer internadas no hospital. Já as pessoas que inalaram uma quantidade pequena de fumaça podem desenvolver infecções respiratórias em até 3 semanas após o acidente.

Top