Chulé: como tratar

Aquele cheirinho desagradável nos pés, principalmente ao final do dia, é algo a que todos estão suscetíveis. O famoso chulé pode aparecer em crianças,…

Aquele cheirinho desagradável nos pés, principalmente ao final do dia, é algo a que todos estão suscetíveis. O famoso chulé pode aparecer em crianças, adolescentes e adultos e costuma incomodar bastante. Muitas vezes, a pessoa mal percebe que está com mau cheiro nos pés. É preciso tomar certas atitudes diárias, que contribuem para combater o problema. Saiba como tratar o chulé.

Os pés estão entre as partes do corpo que podem ter mau cheiro (Foto: Divulgação)

Por que temos chulé?

Nosso corpo possui glândulas sudoríparas, em todas as suas partes. No entanto, em algumas, áreas, tais glândulas são um pouco diferentes. Elas liberam suor acompanhado de um tipo de óleo, além de outras substâncias nela presentes. Este óleo, junto à queratina da nossa pele, é um banquete para as bactérias que nela existem, naturalmente. Quanto mais suamos, mais as bactérias se alimentam, multiplicam-se e defecam. Neste processo, são liberados gases, que têm um cheiro ruim. É por isso que ficamos com chulé, além do cheiro ruim nas axilas e nas partes genitais. No entanto, atitudes simples do dia a dia ajudam a combater o chulé. Veja o que fazer.

Como tratar o chulé

Em primeiro lugar, é preciso combater o excesso de suor nos pés. Como as pessoas usam calçados, constantemente, isso favorece a umidade constante, dentro deles. O tipo de meia também tem culpa nisso. Os tecidos sintéticos dificultam a ventilação dos pés. É preciso optar por calçados que não abafem demais esta região. Mas, em alguns casos, isso é impossível. Então, o melhor a fazer é utilizar recursos que ajudem a absorver o suor. Para isso, existem talcos especiais, que devem ser aplicados, diariamente, antes que se vista a meia.

As meias devem ser trocadas, todo os dias (Foto: Divulgação)

As meias devem ser trocadas, todos os dias. Dê preferência, também, às de algodão, que facilitam a respiração dos pés. Os calçados, por sua vez, devem ser trocados, ao menos três vezes por semana. Enquanto usa um modelo, deixe o outro em um local ventilado, para que seque. O indicado é colocar os calçados ao sol, caso não possam ser lavados, constantemente.

Os sapatos também devem ser trocados, ao menos 3 vezes na semana (Foto: Divulgação)

Todos os dias, ao tomar banho, use uma bucha macia e lave os pés, não deixando de lado os vãos entre os dedos. Se possível, use um sabonete antisséptico. Ao terminar, sequem bem todo o pé, principalmente entre os dedos. Para melhorar o procedimento, use um secador de cabelo, mas evite a temperatura muito alta, pois o calor promove a transpiração.

Leia Também:  Saias Jeans Joyaly, Modelos, Preços e Onde Comprar

Se possível, faça uma mistura com água e vinagre e mergulhe nela os pés. Isso ajuda a combater o mau cheiro. Outra forma de usar vinagre para chulé é colocá-lo nas meias e calçados, antes da lavagem.

Use receitas caseiras: Como acabar com o chulé: receitas caseiras

Veja o desodorante para os pés: Desodorantes para os pés

Top