O Leite Materno é Importante?

O Leite Materno é Importante? A resposta é sim. E não há muitos especialistas, pesquisadores e até mamães que descordam desta afirmação. Recentemente foram…

O Leite Materno é Importante? A resposta é sim. E não há muitos especialistas, pesquisadores e até mamães que descordam desta afirmação. Recentemente foram feitos vários estudos no mundo e no Brasil comparando as crianças que cresciam com o leite materno e as outras que logo cedo tinham acesso ao leite industrializado. O resultado é alarmante, tendo em vista que tem muitas mães que ainda deixam seus filhos sem o leite materno logo cedo, apostando nos prontos, nos industrializados.

O Leite Materno é Importante? (Foto Ilustrativa)

 

O Leite Materno é Importante?

O Leite Materno é Importante e traz benefícios grandiosos para o bebê. Para que você entenda mais sobre o assunto, criamos aqui alguns pontos importantes e explicativos. O leite materno tem um papel fundamental na imunidade do recém-nascido, as infecções mais comuns nos primeiros seis meses afetam afetam bem menos um bebê amentado pelo leite da mãe, como a otite, por exemplo.

Acredite, o psicológico e sentimental está todo envolvido no ato da amamentação. No subconsciente da criança, a sensação é de amor, proteção e carinho. Para a mãe, o momento é de relaxar e acalmar. Outro fato curioso é que a criança pode se sentir tão bem com o leite e o mesmo possui tantas vitaminas, que a criança pode não necessitar defecar com tanta frequência.

Leite materno ajuda na imunidade do bebê, segundo especialistas (Foto Ilustrativa)

A química do leite industrializado pode afetar o sistema da criança e até provocar alergias, do contrário, a mãe deixa de afetar o sistema do filho e promove a saúde dele, evitando assim o risco de desenvolver certas alergias. Sabe a cólica? Quem teve filho reclama da choradeira, que muitas vezes é causada por gases, gases que são bem mais comuns serem provocados pelos industrializados. A lista vai longe e não é a toa que entidade e até órgãos nacionais tem entrado na luta para alertar as mãoes.

Leia Também:  Nokia Tablet N810: Funções

Leia mais informações sobre: COMO TIRAR O LEITE MATERNO E ARMAZENAR

Campanhas promovem o leite materno

O leite materno é completo e o ao mamar o bebê e a mãe ficam mais próximos. Mas, além dessa relação mais junta, foi descoberto mais um benefício que o leite materno proporciona ao bebê, existe um gene que faz com que os amamentados sejam mais inteligentes que os demais.

Embora sabemos que a inteligência humana é influenciada por diversos fatores e que torna difícil tentar justificá-la por algo tão simples. Mas, um grupo de pesquisadores britânicos identificou que o gene FADS2, responsável por controlar a quantidade de ácidos gordurosos presentes no leite materno, pode ser a resposta para a questão. A variação desse gene está relacionada diretamente com o QI mais elevados das crianças amamentadas, vantagem que perdura por toda a vida adulta.

Benefícios para o bebê

A amamentação é de grande importância para a saúde do bebê, mas, além disso, outras coisas devem ser acrescentadas para estimular a inteligência, desenvolve o cérebro, a perspicácia e a vontade da criança explorar o mundo. O leite também melhora as condições do sistema imunológico e combate doenças, como o caso da anemia.

Pesquisa revela que bebês amamentados pelo leite materno são mais inteligentes (Foto Ilustrativa)

Por isso, é interessante prestar atenção na criança ao longo da vida, perceber quando demonstra interesse por determinadas atividades, pois isso pode ser um caminho para ajudá-la a desenvolver suas habilidades.

Leia mais informações sobre: ALIMENTOS QUE ESTIMULAM LEITE MATERNO

Porquê amamentar?

Uma criança precisa ser amamentada pelo menos nos primeiros seis meses de vida, sendo que o leite materno pode ser o único alimento da sua dieta durante esse período. Os benefícios para a saúde do bebê são possíveis graças à quantidade de nutrientes presentes no leite, como carboidratos, proteínas, vitaminas, cálcio, fósforo, ferro e muitos outros.  A alimentação da mãe precisa ser saudável para que seu leite tenha todos os elementos que a criança necessita para o seu crescimento.

Criança sente amor, tranquilidade e, principalmente, proteção (Foto Ilustrativa)

O leite materno é fundamental para o desenvolvimento e possui fontes concentradas de energia que o bebê não encontra em nenhum outro alimento. Para que o bebê tenha um bom desenvolvimento, o Ministério da Saúde recomenda que ele seja amamentado no mínimo até o seis meses de vida.

Leia Também:  Chás que fazem bem para a saúde do bebê

Quer ler mais sobre saúde e bebê? Conheça nossos outros artigos com esse e outros temas. Fique aqui no Mundo das Tribos!

Top