Descubra como lidar com o estresse antes de um concurso público

Se sentir estressado é uma resposta natural à pressão e a maioria das pessoas responde a ela como se fosse uma ameaça física. Provas,…

Se sentir estressado é uma resposta natural à pressão e a maioria das pessoas responde a ela como se fosse uma ameaça física. Provas, testes e concursos são alguns dos responsáveis por tais sintomas. Independente do caso, as pessoas que pretender ser funcionários públicos sempre passam por tais pressões, pois as tentativas podem ser muitas até conseguir um bom resultado.

Como fazer para minimizar o estresse do concurso

Ocasiões de provas, testes e concursos podem trazer à tona o melhor de algumas pessoas, como o pior também. Mas em qualquer situação, lembre-se que você sempre pode fazer o seu melhor. Ser organizado faz com que você se sinta mais seguro e reduza o estresse. Saber o que você está enfrentando, poderá auxiliar na elaboração de um plano para melhorar a situação, deixando a tua mente mais tranquila.

Uma dica é saber os conteúdos e disciplinas que serão cobrados na avaliação e o tipo de teste que será aplicado. Tomado conhecimento disso, estudar previamente reduz bastante o estresse pré-prova. Outras ferramentas que poderão ajudar na preparação para a prova são professores particulares, cursinhos, tele-aulas, revisão em programas de TV, bem como sites para  pesquisas e simulados.

 

Como aliviar o estresse no dia a dia

Aprender a relaxar e cuidar para descansar é fundamental. Técnicas simples de autocontrole são muito eficazes para a preparação pré-exame, como também na hora em que já estiver sentado na hora da prova.

Mantendo uma rotina de relaxamento diária

– Feche os olhos e respire profundamente e lentamente;

– Localize as áreas de tensão e tente relaxar os músculos;
– Imagine a tensão desaparecendo;
– Relaxar cada parte do corpo, dos pés ao topo da cabeça;
– Concentrar-se em cada parte do seu corpo, pensando em alívio de peso, calor e relaxamento;
– Após 20 minutos, fazer algumas respirações profundas e alongar.

Leia Também:  Cinemark SP Preços, Promoções

Atividade física e Terapias complementares

Exercícios físico são de grande ajuda para liberar o estresse acumulado no dia. Fazer uma caminhada, andar de bicicleta, academia ou até mesmo uma aula de yoga, meditação e massagens ajudam e bastante. São recomendados de 10 a 2o minutos de exercícios físicos ou terapias complementares por dia.

 

Top