Novas Regras de Redação, Enem 2016

PUBLICIDADE

Conheça as novas regras de redação, Enem 2016 e descubra como construir um bom texto no Exame Nacional do Ensino Médio. Em 2013, o MEC anunciou que os critérios para dar nota na redação do Enem se tornariam mais rigorosos do que nos anos anteriores. A medida foi adotada para evitar erros capazes de prejudicar os próprios candidatos.

A redação do ENEM ocorre no segundo dia de prova (Foto: Divulgação Exame/Abril)
A redação do ENEM ocorre no segundo dia de prova (Foto: Divulgação Exame/Abril)

Veja sobre as novas Regras de Redação do Enem 2015

As regras da redação do ENEM 2016 são semelhantes à edição de 2015, mas aplicarão maior rigor para determinar as notas. É muito importante que os candidatos procurem seguir os novos critérios para não zerar na produção de texto e nem tirar uma nota que prejudique o desempenho geral. Mesmo que as novas regras de redação ENEM 2016 estejam em vigor, você não pode relaxar com a sua nota, pelo contrário deverá estudar e se esforçar ao máximo para conseguir uma ótima nota na redação.

A redação do Enem avalia cinco competências. (Foto: Divulgação ENEMl)
A redação do Enem avalia cinco competências. (Foto: Divulgação ENEMl)

Quais são as regras de redação Enem 2016?

Confira a seguir as Novas Regras de Redação, Enem 2016:

PUBLICIDADE

Punição aos Deboches

As redações que apresentarem qualquer tipo de deboche, como aquela que conteve uma receita de miojo, serão anuladas. Os textos com algum trecho desconectado do tema proposto também vão receber nota zero.

Mais rigor com os erros de português

Uma das cinco competências exigidas no Enem será mais rígida neste ano, trata-se do domínio da norma padrão da língua escrita. Para tirar nota máxima, o candidato precisa ter poucos erros de português (excepcionais) e que não sejam reincidentes. Os desvios gramaticais poderão prejudicar a nota final do aluno;

A banca de corretores poderá dar nota máxima a uma redação que contenha algum desvio gramatical, desde que apresente uma justificativa plausível.

O trabalho do terceiro corretor

O trabalho do terceiro corretor para reavaliar as provas de redação será mais necessário neste ano. O critério para uma terceira correção será a diferença maior de 100 pontos entre as duas primeiras notas. No ano passado, a tolerância era de 200 pontos. Com esta mudança nas regras, estima-se que 1 em cada 3 redações irá para o terceiro corretor.

Como fazer uma boa redação para o Enem?

Para fazer uma boa redação, o estudante precisa demonstrar através da sua escrita que domina as cinco competências exigidas pelo Enem. São elas: domínio da norma padrão, compreensão da proposta, capacidade de organizar, relacionar e interpretar, conhecimento dos mecanismos linguísticos e capacidade de criar uma intervenção.

O estudante só tira nota zero se cometer um erro muito grave, como fugir totalmente do tema, fazer um texto com menos de 7 linhas, usar palavrões, desrespeitar os direitos humanos ou entregar a folha da redação em branco.

PUBLICIDADE
Não perca tempo! Comece a estudar para a redação do Enem. (Foto: Divulgação Pixabay)
Não perca tempo! Comece a estudar para a redação do Enem. (Foto: Divulgação Pixabay)

Formas de avaliação da Redação do ENEM

No momento de correção das redações do Enem 2016 os examinadores deverão levar em conta cinco pontos como: compreensão da proposta e capacidade de aplicar conhecimentos para redigir um texto dissertativo–argumentativo, domínio da escrita formal da língua portuguesa, construir uma argumentação dentro dos conhecimentos linguísticos, defesa do ponto de vista pessoal, e elaborar uma intervenção para o problema abordado que respeite os Direitos Humanos. Não será permitido nenhum tipo de insulto, seja de qualquer natureza. A prova será avaliada por no mínimo dois avaliadores, caso a nota haja divergências entre elas será um terceiro avaliador será chamado. Além da correção as prova do ENEM também deverão ser muito bem examinadas e avaliadas.

Milhares de estudantes deverão se inscrever no ENEM 2016 (Foto: Divulgação Exame/Abril)
Milhares de estudantes deverão se inscrever no ENEM 2016 (Foto: Divulgação Exame/Abril)

Lista com os temas das redações dos últimos ENEM

Confira aqui a lista completa com todos os temas de redação dos anos anteriores do ENEM. A lista é por ordem de ano:

1998: Viver e aprender

1999: Cidadania e participação social

2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional

2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?

2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?

2003: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo

2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação

2005: O trabalho infantil na sociedade brasileira

2006: O poder de transformação da leitura

2007: O desafio de se conviver com as diferenças

2008: Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar

2009: O indivíduo frente à ética nacional

2010: O trabalho na construção da dignidade humana

2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado

2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21

2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira.

Estude para a redação do ENEM 2016 e obtenha uma excelente nota. Boa Sorte!

Se você quer ter um bom desempenho na redação do Enem, então confira as dicas do vídeo abaixo:

Sobre o Enem 2015

O Enem 2013 acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro. (Foto:Divulgação)

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) abrirá o seu período de inscrição em breve. Os estudantes interessados em participar da prova deverão se inscrever pelo site do INEP (portal.inep.gov.br/enem), dentro do prazo que ainda será estipulado pelo Ministério da Educação. O preço da taxa de inscrição é de 35 reais, mas os alunos de baixa renda e da rede pública não precisam pagar.

Em 2015, o Enem seguirá o formato dos anos anteriores, sendo realizado em dois dias, com 180 questões e uma proposta de redação. O conteúdo da prova abrangerá os principais conhecimentos das disciplinas do Ensino Médio, dividindo-se em quatro blocos: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática.

Não perca tempo! Comece a estudar para a redação do Enem. (Foto: Divulgação)

O Enem é uma prova muito importante no país. A nota é usada nos vestibulares das principais universidades e até funciona como critério único para ingresso no ensino superior. Em instituições particulares, o desempenho no Enem ajuda a conquistar bolsas de estudos pelo Prouni e crédito estudantil pelo FIES.

Veja também: 72 mil alunos zeraram a redação do Enem

Agora que você já conhece as Novas Regras de Redação, Enem 2015, comece a exercitar a escrita e estude os possíveis temas que podem cair nesse ano.

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.