72 mil alunos zeraram a redação do Enem

Mais de 72 mil estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 obtiveram nota zero na redação. A falta de pontuação…

Mais de 72 mil estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 obtiveram nota zero na redação. A falta de pontuação é originada quando o texto não tem o número de linhas exigidas ou se o candidato foge ao tema proposto. Quem escreve uma redação que fere os direitos humanos ou que não usa a estrutura dissertativa argumentativa, também tem o texto com pontuação zerada.

Saiba mais sobre: Critérios que invalidam a redação Enem 2012

Fugir ao tema proposto pode levar a nota zero na redação do Enem (Foto: Divulgação)

Dados do Inep sobre a redação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) disponibilizou na última quinta-feira, 3 de janeiro, os números da correção da redação do Enem 2012. No total, foram corrigidos 4.113.558 textos, sendo que 1,82% estavam em branco e 1,76% tiraram zero.

Cada redação é corrigida por pelo menos dois professores. Os profissionais atribuem as nota, que são somadas e faz-se uma média que resulta na pontuação final. Mais de 826 mil textos (cerca de 20% do total) foram encaminhados a um terceiro corretor. Isso acontece quando os dois primeiros professores dão notas muito diferentes (com uma pontuação superior a 200 pontos de diferença). A redação do Enem vale até 1.000 pontos.

Se mesmo assim a nota continuar muito diferente, mantendo o mesmo índice de 200 pontos, é acionada uma banca examinadora, formada por três professores, que será responsável por atribuir a nota final do participante. Em 2012, pouco mais de 100 mil textos foram encaminhados à banca, 2,43% do total. As medidas foram adotadas após reclamações de candidatos que se sentiram prejudicados pela nota do Enem 2011.

Leia Também:  Teoria em vez de prática ‘prejudica’ educação nacional

Confira também: Enem 2012: novas regras para redação

O Enem 2012 teve um tema de redação considerado difícil (Foto: Divulgação)

Tema da redação do Enem 2012 foi considerado difícil

O tema da redação do Enem 2012 foi a imigração para o Brasil no século 21. Professores consideraram que o assunto foi exigia conhecimento por parte dos candidatos a respeito do atual momento econômico que o Brasil passa e dos novos fluxos migratórios. O tema surpreendeu a todos e talvez tenha sido o motivo de alguns candidatos terem zerado a redação.

Top