Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Saúde> Neosoro – Saiba tudo sobre Neosoro!

Neosoro – Saiba tudo sobre Neosoro!

O Neosoro, assim como outros descongestionantes nasais, são remédios adorados por algumas pessoas e visto com maus olhos por outras. Esse tipo de medicação é bastante conhecida entre os portadores de doenças respiratórias das vias superiores, como a rinite alérgica, e é cercado de vários boatos. Esclareça as principais dúvidas sobre o assunto e conheça os mitos e verdades sobre o Neosoro.

Neosoro
O Neosoro é um medicamento para descongestão nasal. (Foto: Divulgação)

Neosoro

Para que é indicado?

O Neosoro e Neosoro H atua na descongestiona o nariz entupido e também atua como um antisséptico atacando fungos e bactérias.

Como deve ser usado?

O Neosoro ele deve ser usado entre 4 e 5 vezes durante o dia e em cada narina, pingue de 2 a 3 gotas. Neosoro H deve ser aplicado também de 4 a 5 vezes no dia e apenas uma gota.

Contra indicação

Pessoas alérgicas a algum componente presente no medicamento, pessoas que estejam em tratamento através de remédios que retém sódio.

Efeitos Colaterais

Algumas pessoas relatam coceira e irritações nas narinas.

Cuidados e Precauções

Gestantes, idosos com mais de 60 anos ou pessoas que estão em tratamento com algum remédio, devem consultar seu médico para saber se podem ou não fazer uso de Neosoro ou Neosoro H.

Respeite a quantidade de doses diária do medicamento afim de evitar problemas maiores.

O uso do medicamento deve ser feito por apenas uma pessoa afim de evitar contaminação de alguma infecção através da via nasal.

Composição

neosoro composição

Laboratório Responsável

Neo Química

Laboratório Neo Química Com. e Ind. Ltda.: – SAC: 0800 97 99 900

Site do Laboratório: www.neoquimica.com.br

Mitos e Verdades

  • Ele ajuda a dissolver o catarro

Mito. As pessoas acreditam que o acúmulo da secreção é o responsável pelo entupimento nasal e que assuando o nariz resolverá o problema mas isso não é verdade. A inflamação causada pela gripe, resfriado ou alergia fazem que os vasos sanguíneos se dilatam e provocam a entupimento do nariz. Esse é um processo natural que funciona como forma de defesa, para que o organismo seja capaz de eliminar todos os germes causadores do problema.

  • Os descongestionantes simulam a ação da adrenalina

Verdade. Isso é possível por uma substância presente nos descongestionantes. Sua atuação é similar à adrenalina porém, a um nível do local. A atuação dessa substância é a contração dos vasos sanguíneos do nariz onde causa quase que instantaneamente a desobstrução da via respiratória.

  • O Neosoro vicia

Mito. O vício é algo completamente diferente e que não acontece com o Neosoro. Na verdade o que ocorre é que, com o uso frequente do produto, a musculatura dos vasos vai deixando de responder ao medicamento, sendo necessário o uso de doses cada vez maiores para se obter o mesmo efeito. Essa dependência do medicamento recebe o nome de “rinite medicamentosa”, mas não chega a ser considerada um vício.

  • O uso prolongado faz mal à saúde

Verdade. O indicado para esse remédio é de no máximo 3 dias. Se usado por mais tempo corre-se o risco dele ser absorvido chegando até a corrente sanguínea. Esse encontro pode provocar um aumento dos batimentos cardíacos e a contração dos vasos sanguíneos, podendo levar a uma sobrecarga cardíaca e até hipertensão arterial.

Dúvidas frequentes sobre Neosoro

  • Corrói o nariz?

Muitos mitos circulam em torno deste remédio. O perigo na verdade está em outras partes do corpo por conta do uso contínuo da substância. Ficar com o nariz entupido é realmente algo muito incômodo e esses remédios proporcionam um alívio rápido e imediato, porém as consequências são sérias e podem durar sempre.

O grande perigo do Neosoro é na verdade o “vício” que isso pode causar no paciente, já que com o alívio rápido e o entupimento constante, o paciente vai querer utilizar sempre o medicamento. Mas nenhuma substância do medicamento é viciante ou causa vício/dependência, esse fato se dá apenas se o paciente sentir a necessidade por conta própria de fazer uso constante do produto para conseguir o alívio na respiração.

O Neosoro é indicado em alguns casos e todos não devem ultrapassar os 5 dias de uso contínuo. Gripes, resfriados e até em caso de sangramento nasal são alguns dos momentos em que o médico poderá indicar o uso do composto.

Uma alternativa ao Neosoro, principalmente para quem mora em cidades grandes e poluídas, é justamente aplicar o soro fisiológico, fazendo assim uma higiene nasal diária. Além disso, em crises de renite o ideal é usar medicamentos à base do cortidcóide, que são vendidos em formato de spray, por exemplo.

  • Pode ser usado em crianças?

Não. Para crianças existem produtos específicos e assim como para adulto, o uso contínuo pode colocar ainda mais a vida da criança em risco, portanto, visita um pediatra caso seu filho (a) sofra com o entupimento do nariz.

Descobrir a causa é importante em qualquer fase da vida, assim não precisará comprar o remédio constantemente.

  • Pode ser usado em idosos?

Se for indicado pelo médico, tudo bem. Do contrário, o remédio não deve ser usado por idosos, pois algumas químicas utilizadas neste produto fazem mal ao paciente, principalmente para quem sofra de pressão alta, por exemplo.

E em qualquer idade, o remédio pode realmente viciar. De acordo com alguns especialistas, levantamentos e estudos apontam que o descongestionante é o terceiro remédio com mais efeito colateral e uso incorreta, este dado mais precisamente vem direito do Centro de Atendimento Toxicológico de São Paulo.

O remédio com o uso contínuo pode causar na pessoa a chamada renite medicamentosa, pois quanto amis você usar o remédio, mas a obstrução do nariz piora. Isso acontece com qualquer outro remédio, sabe porquê? O organismo se acostuma com química e logo o remédio deixa de fazer efeito.

Vale lembrar que a automedicação é um risco para o ser humano e quem toma remédio sem indicação do médico está certamente colocando sua vida em risco, seja em curto, médio ou a longo prazo. Portanto, visite um médico caso tenha problemas com o nariz constantemente.

  • O que fazer quando cai Neosoro nos olhos?

Como qualquer remédio, o Neosoro possui químicas que podem irritar o olho, porém esse contato não costuma ser tão agressivo, a não ser em caso de alergia.

O ideal aqui é apenas lavar o olho com água corrente e sem esfregar muito. Claro, antes de fazer o procedimento lave bem as mãos e calmamente passe a água.

Outro dica legal é usar o soro fisiológico, pois ele também limpa e vai ajudar você a não deixar a região irritada, querendo sentir alergia.

Citamos sobre o uso do remédio por parte da criança, mas agora é preciso reforçar que qualquer medicamento deve ficar fora do alcance das crianças e cuidado com o uso abusivo deste remédio. Muitos jovens e crianças já utilizam o Neosoro, ou mesmo produtos iguais, mas de outras marcas, como algo fundamental para viver, respirar e se manter.

Lembre-se então que só o médico pode fazer a indicação do medicamento e descobrir o que está causando este entupimento nas vias e como será realizado o tratamento do problema.

Recomendado para você
Saúde

Chá do Sol – Conheça os Benefícios e Como Preparar

Saúde

Câmara Hiperbarica

Bem Estar

Unha inflamada: o que fazer, como tratar

Bem Estar

Curso de Massoterapia RJ Preços, Escolas Técnicas

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *