Caminhada: indicações, benefício e dicas

Caminhar é uma das atividades físicas prediletas de muitas pessoas, sendo um exercício fácil: pode  ser praticado nas ruas, de baixo custo e sem…

Para caminhar, use uma roupa apropriada que facilite a transpiração.

Caminhar é uma das atividades físicas prediletas de muitas pessoas, sendo um exercício fácil: pode  ser praticado nas ruas, de baixo custo e sem grandes dificuldades para sua realização.  Proporciona beleza, boa forma e qualidade de vida. Além de estar ao alcance de qualquer um independente de idade ou condicionamento físico.

Nas ruas da cidade, na esteira da academia ou até mesmo na areia da praia, você pode usufruir todos os benefícios dessa modalidade, no mínimo três vezes por semana, durante 30 minutos, tornando-se eficaz para abandonar o sedentarismo, expulsar doenças e colocar o astral lá em cima.

Benefícios que a caminhada proporciona

  • Emagrece

A caminhada aliada a uma boa alimentação pode ajudar a emagrecer, já que é um exercício aeróbico. Queima calorias e, conseqüentemente, ajuda no controle do peso.

  • Auxilia no controle do colesterol e do diabete

 A caminhada propicia um melhor condicionamento cardiovascular e pode ajudar a reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL).  E ainda, pode reduzir os níveis de glicose e melhorar a ação da insulina no corpo.

  • Melhora o humor

 Deixa a pessoa mais vigorosa e ativa, pois garante a oxigenação do cérebro e, se feito com freqüência, libera a endorfina, que também é chamado de hormônio do bem estar, promovendo uma sensação de prazer, disposição e uma maior animação para a vida. Além disso, você pode usar o tempo da caminhada para refletir sobre seus projetos, sua vida.

  • Deixa os ossos mais fortes.

As atividades físicas tornam os ossos mais fortes, especialmente a caminhada, visto que o grande trabalho se dá nos membros inferiores que sustentam todo o peso do corpo.

A caminhada pode ser realizada por qualquer pessoa, independente da idade.

  • Fortalece os músculos
Leia Também:  Segredos das celebridades para cabelo ficar forte

Fortalece principalmente os músculos dos membros inferiores e isso pode contribuir, inclusive, a ter uma postura melhor, corrigindo aqueles vícios de má postura e sendo vital para quem sente dores na coluna. É importante ficar atento para a forma correta de se caminhar.

  • Melhora a respiração

A caminhada contribui para estimular os pulmões e isso, juntamente com outros benefícios, melhora o condicionamento físico e conseqüentemente, melhora a respiração, já que oxigena as células do corpo.

  • Aumenta a circulação do sangue

Isso contribui para o controle da hipertensão arterial e também para diminuição do risco de varizes.

  • Melhora a imunidade do corpo

Exercícios feitos regularmente influenciam na imunidade do organismo.

  • Ajuda a dormir melhor

A caminhada, assim como a maioria das atividades físicas, pode contribuir para uma boa noite de sono, inclusive para aquelas pessoas que possuem problemas de insônia.

Dicas para o sucesso da sua caminhada

  • Horário

Em dias ensolarados, dê preferência ao período da manhã até as 10 horas, e à tarde após as 17 horas. Quando se mantém um horário fixo, o organismo se adapta melhor. Até na academia vale ser pontual.

  • Local

Lugares seguros, sem riscos de assalto ou atropelamento, pouco poluídos, bem ventilados e com áreas verdes dão mais prazer. Procure terrenos regulares e de areia batida, pois pistas com muita instabilidade (buracos) podem prejudicar sua pisada e provocar torções e lesões.

  • Roupa

Nem pense em usar uma roupa comum e sapatos  este último prejudica a postura e provoca dores nas pernas e nos pés. Use vestimenta apropriada, de preferência leve e de tecido que favoreça a transpiração, como o algodão.

  • Passada

Observe bem a mecânica do exercício, tanto na esteira como ao ar livre. Mantenha o tronco ereto, olhar na horizontal, queixo paralelo ao solo e abdômen contraído. Flexione os braços a 45 graus e caminhe movimentando os cotovelos para a frente e para trás, alternando o braço direito com a perna esquerda e vice-versa. Apoie primeiro o calcanhar e depois toda a planta do pé.

Áreas verdes dão muito mais prazer para realizar a caminhada.

Caminhe com boa companhia ou boa música e incorpore as caminhadas na rotina procurando maneiras de caminhar regularmente, esse será um bom motivo para vencer o sedentarismo.

Leia Também:  21 minutos de exercícios físicos protegem contra depressão

Top