Mitos e verdades sobre calvície

A calvície é um problema que preocupa muitas pessoas, especialmente os homens. Segundo estimativas, até 10% dos indivíduos masculinos entre 20 e 30 anos…

A calvície é um problema que preocupa muitas pessoas, especialmente os homens. Segundo estimativas, até 10% dos indivíduos masculinos entre 20 e 30 anos são portadores do problema, e o índice aumenta consideravelmente com o avançar da idade, chegando a afetar 8 de cada 10 homens com menos de 70 anos. Esclareça algumas dúvidas sobre o assunto e confira os mitos e verdades sobre a calvície.

Mitos e verdades sobre calvície (Foto: Abril)

Mitos e verdades sobre calvície (Foto: Abril)

Mitos e verdades sobre a calvície

Destacamos aqui alguns dos mitos e verdades sobre a calvície que são mais conhecidos. Lembre-se que se você estiver com este problema, apenas um médico pode te receitar alguns remédios e fazer o tratamento necessário de acordo com suas necessidades, do mais, jamais compra remédios sem saber as causas reais deste problema que atinge muitos brasileiros.

Leia mais informações sobre: Calvície em homens: mitos e verdades

A calvície atinge mais homens que mulheres

Verdade. O processo de afinamento e queda dos fios capilares é resultante, principalmente, de fatores genéticos e hormonais, chegando a atingir cerca de 50% dos homens e apenas 5% das mulheres. Essa diferença se deve à maior quantidade de hormônio masculino bem como de receptores para esse hormônio no couro cabeludo dos homens.

Xampus antiqueda são eficientes no combate do problema

Mulheres também sofrem com isso (Foto: Abril)

Mulheres também sofrem com isso (Foto: Abril)

Mito. Apesar dos xampus melhorarem as condições do couro cabeludo, são incapazes de agir especificamente nos fios. Esse tipo de cosmético funciona como um adjuvante no tratamento, potencializando o efeito terapias complementares.

Leia Também:  Homens Terão Produtos Voltados Para Sua Beleza

Existem tipos diferentes de calvície

Verdade. Entre as principais alopecias é possível destacar a androgenética de padrão masculino, em que os fios caem principalmente na região das têmporas e no vértex (o topo da cabeça); a alopecia androgenética de padrão feminino, onde ocorre rarefação do topo e na região da coroa, sem afetar a parte frontal, e ainda as alopecias inflamatórias, como a areata, de origem autoimune, dentre muitos outros.

Procure um médico para tratar calvície (Foto: Abril)

Procure um médico para tratar calvície (Foto: Abril)

Máscaras capilares que nutrem os fios ajudam a combater a queda

Mito. As máscaras são excelentes produtos para nutrir e hidratar os fios, deixando-os mais sedosos e cheios de vida e devolvendo a maleabilidade às madeixas, mas não atuam interrompendo a queda. Em outras palavras, esse tipo de produto é bom para melhorar a aparência das madeixas, apenas.

Leia mais informações sobre: Descubra quais são os mitos e tratamentos da calvície

Existem vários tipos de tratamento para calvície

Tratamento varia de acordo com a pessoa (Foto: Abril)

Tratamento varia de acordo com a pessoa (Foto: Abril)

Verdade. Dependendo de cada caso é possível realizar vários tipos de tratamento para combater a calvície. Situações mais simples podem ser resolvidas com acompanhamento clínico no dermatologista, onde geralmente é utilizada medicação tópica ou por via oral. Em situações mais graves também pode ser usado medicação, porém em doses mais altas. Também pode ser empregado o uso de lasers e aplicações intradérmicas de produtos estimulantes, além de remédios capazes de bloquear a enzima 5-alfa-redutase, que transforma a testosterona em uma forma mais potente.

A queda de cabelo é um problema bastante comum, que preocupa principalmente os homens. Vale a pena conhecer mais respeito do problema e saber quais os mitos e verdades sobre a calvície.

Leia Também:  Dieta Vegana: benefícios e dicas

Top