Calvície em homens: mitos e verdades

A beleza e a saúde dos cabelos é algo que interfere diretamente na autoestima, seja feminina ou masculina. Embora seja mais comum observarmos a…

Por Editorial MDT em 28/03/2016

A beleza e a saúde dos cabelos é algo que interfere diretamente na autoestima, seja feminina ou masculina. Embora seja mais comum observarmos a calvície em homens, as mulheres também podem passar por essa tristeza que, quase sempre, é inaceitável. Embora os tratamentos para a calvície sejam muitos, as ideias equivocadas a respeito deste problema existem. Leia aqui sobre a calvície em homens: mitos e verdades e tire suas conclusões.

A Calvície masculina não tem idade para ocorrer (Foto Divulgação: Exame/Abril)

A Calvície masculina não tem idade para ocorrer (Foto Divulgação: Exame/Abril)

Calvície em homens: mitos e verdades

Muitos mitos foram criados, na tentativa de explicar ou evitar a rarefação de fios, no couro cabeludo. Quase sempre, estes mitos estão relacionados a alguma verdade, mas tal verdade nem sempre se aplica a todos os casos. Quem mais sofre com a calvície são os homens, mas graças aos avanços tecnológicos hoje já é possível reverter alguns casos. Confira sobre a calvície em homens: mitos e verdade para que saiba o que pode e não fazer.

A calvície em homens está relacionada a causas genéticas e hormonais (Foto Divulgação: Exame/Abril)

A calvície em homens está relacionada a causas genéticas e hormonais (Foto Divulgação: Exame/Abril)

Relação da calvície masculina

A calvície em homens está relacionada a causas genéticas e hormonais. Quando existe predisposição genética à calvície (chamada cientificamente de Alopécia Androgênica), os primeiros sinais de queda dos cabelos aparecem na adolescência. Nesta fase, os hormônios masculinos (testosterona) começam a ser produzidos e, quando atingem o couro cabeludo, sofrem a ação de uma enzima, chamada 5-alfa-redutase. Esta enzima, então, transforma a testosterona em diidrotestosterona (DHT). É justamente a DHT que começa a agir sobre os folículos capilares, diminuindo a quantidade de cabelos e tornando-os mais finos, a cada ciclo. Essa mudança é mais acentuada no topo e na frente da cabeça. Por isso, os homens ficam com mais cabelos nas laterais.

Leia mais em: Microinjeção de Minoxidil: o tratamento contra a calvície que dá certo

Mulheres também sofrem com calvície, mas com menos frequência que os homens (Foto Divulgação: Pixabay)

Mulheres também sofrem com calvície, mas com menos frequência que os homens (Foto Divulgação: Pixabay)

Ciclo de vida dos fios de cabelos

Cada fio de cabelo tem um ciclo de vida. Durante este ciclo, ele nasce, cresce e cai, sendo substituído por outro fio. No caso de homens com calvície, este novo fio não nasce como o anterior. Ele vai se tornando mais fino e frágil, a cada ciclo e, com o tempo, deixam de nascer. Portanto, os tratamentos devem ser iniciados, tão logo se percebam os primeiros sinais, pois isso evitará que a ação do DHT elimine completamente o fio. Junto ao problema da calvície, existem outras coisas que, normalmente, são associadas à queda, dando origem aos mitos.

Conheça auxiliares caseiros: Tratamentos Caseiros Contra Calvície

Calvície em homens: mitos e verdades (Foto Divulgação: Exame/Abril)

Calvície em homens: mitos e verdades (Foto Divulgação: Exame/Abril)

Mitos e verdades sobre a calvície masculina

  • Alguns fatores podem contribuir com a queda dos fios, no entanto, é importante lembrar que os cabelos caem, de fato, ao final de seu ciclo de vida. Antes disso, é improvável que os fios caiam, devido à ação de agentes externos.
  • Devido à associação entre a testosterona e a queda de cabelo, muitos acreditam que os calvos são sexualmente mais potentes. Este é um mito, pois a quantidade de testosterona apenas aumenta a quantidade de DHT, nos folículos pilosos, fazendo com que eles caiam. Sexualmente, não existe alteração.
  • Lavar os cabelos todos os dias ou cortá-los também não influencia na calvície em homens. Da mesma forma, usar gel não fará com que os cabelos caiam. Estes são mitos comuns, mas as pessoas devem saber que estas ações têm efeitos apenas nos fios, ressecando-os. No caso do gel, basta que o homem não durma com o produto nos cabelos, pois isso irá facilitar a quebra dos fios.
  • Existem inúmeros tratamentos para a calvície masculina (Foto Divulgação: Hype Cience)

    Existem inúmeros tratamentos para a calvície masculina (Foto Divulgação: Hype Cience)

  • A dermatite seborreica e outras doenças no couro cabeludo contribuem com a queda. Por isso, é importante evitar comportamentos que possam favorecer o surgimento destes problemas. Sendo assim, quem costuma aplicar condicionadores na raiz do cabelo, bem como homens que usam exageradamente bonés, podem favorecer o surgimento de dermatites, favorecendo com a queda. No entanto, existe a crença de que o simples uso de condicionadores e bonés seja responsável pela calvície em homens. Isso não é verdade.
  • Ao pentear os cabelos, muitos fios caem. Tais fios só caíram porque já estão na fase final do seu ciclo de vida. Portanto, pensar que o uso de escovas e pentes favorece a queda é mais um mito.
  • Apesar das associações indevidas, alguns fatores são responsáveis pela calvície masculina.
  • Couros cabeludos muito oleosos fazem com que os cabelos caiam mais. Trata-se de uma verdade, pois a queda é estimulada pelas mesmas substâncias que produzem sebo.
  • Outro motivo da calvície em homens é o stress. O estado emocional interfere nos hormônios, fazendo com que os cabelos caiam. A boa notícia é que estes fios voltam a nascer.
  • Com as mudanças climáticas, os cabelos tendem a cair. Em épocas mais frias, por exemplo, alguns estímulos à raiz, provindos da luz, diminuem e alteram a multiplicação de células. O resultado é a queda dos fios e a lentidão de crescimento dos cabelos novos.

Vale lembrar que todo tipo de calvície tem tratamento. Os resultados costumam melhorar consideravelmente o aspecto do couro cabeludo, embora não sejam garantia de resolução definitiva.

A queda de cabelo nos homens pode ser contida (Foto Divulgação: Viva Saúde)

A queda de cabelo nos homens pode ser contida (Foto Divulgação: Viva Saúde)

Calvície masculina pode ser tratada com alimentação

Você que é home e sofre com a calvície, saiba que pode tratar através de uma alimentação balanceada, desde que não esteja em estado avançado, é claro. Enquanto ainda há raiz o cabelo pode ser recuperado, isso se você tiver uma alimentação balanceada, para tanto é importante procurar um nutricionista para que o mesmo possa determinar o tipo de alimento que você precisa acrescentar n seu cardápio do dia a dia. Frutas, legumes e verduras variadas são muito importantes, além de adquirir proteínas e vitaminas para o organismo se manter saudável.

Os homens tem muito medo da calvície (Foto Divulgação: Claudia Coral)

Os homens tem muito medo da calvície (Foto Divulgação: Claudia Coral)

A falta de cabelo pode prejudicar a autoestima masculina

Quando os homens ficam careca mais cedo pode ocorrer de a maioria ficar deprimido e intervir na sua vida social. No entanto o mercado de cosméticos oferece um leque de opções de tratamentos para fortalecer os fios e melhorar a aparência dos mesmos. Se você é jovem e está perdendo cabelo procure um dermatologista para descobrir a causa e fazer o tratamento adequado.

 

Top