Programa Menor Aprendiz 2018 Vagas de Emprego Para Jovens

PUBLICIDADE

O programa Menor Aprendiz 2018 é a melhor forma de inclusão de jovens no mercado de trabalho. A idéia tem dado certo nos últimos anos ajudado a empregar estudantes que ainda não possuem experiência em algum segmento profissional. Ao se tornar um menor aprendiz, o jovem desenvolve suas competências, recebe remuneração pelos seus serviços e melhora o seu currículo.

Programa Menor Aprendiz 2018
Programa Menor Aprendiz 2018 Vagas de Emprego Para Jovens

Programa Menor Aprendiz 2018

Várias empresas brasileiras estão se aliando a iniciativa do programa Menor Aprendiz, isso porque o Governo costuma recompensar as oportunidades concedidas com a amortização de impostos ou outro beneficio. Aderir ao Menor Aprendiz é algo totalmente favorável para a empresa, já que ela pode vir a descobrir talentos e contribuir com a formação de um grande profissional.

As áreas que disponibilizam vagas para o menor aprendiz se apresentam diversificadas, mas todas costumam conceder bons índices de experiência. Desse modelo, o jovem pode trabalhar no departamento administrativo, recursos humanos, produção, financeiro, marketing, entre muitos outros.

PUBLICIDADE

Como participar do Menor Aprendiz

O Menor Aprendiz 2018 seguirá os mesmos critérios das edições anteriores, empregando jovens entre 14 a 24 anos que estão procurando uma forma de se posicionar no mercado. O contrato elaborado pela empresa precisa estar de acordo com a iniciativa do primeiro emprego, proposta pelo Governo para facilitar a primeira experiência profissional. Seguir as normas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) também é um ponto importante.

O empregador deve elaborar um contrato especial para o menor aprendiz, levando em conta uma jornada de trabalho de 6 horas compatível com os estudos.  Além de literalmente trabalhar na empresa na qual é contratado, o aprendiz também precisa contar com oportunidades de aprendizagem para ter de fato uma formação técnico-profissional.

As empresas que trabalham com o sistema de inclusão de jovens no mercado de trabalho costumam optar pela contratação dos alunos do SENAI, SENAC, SESI e outras instituições de ensino profissionalizante. Os empregadores precisam se adequar as normas do programa, tanto na forma de remuneração como na concessão de férias.

Leia também:

Documentos necessários para o Menor Aprendiz

  • Ter idade entre 14 e 24 anos
  • Estar matriculado e freqüentando a escola, caso não tenha terminado o ensino fundamental e esteja inscrito em curso ou programa de aprendizagem desenvolvido por instituições de ensino.

Entre as organizações que contratam menores aprendizes todos os anos, vale à pena mencionar a Editora Abril, Banco do Brasil, Correios, Caixa Econômica Federal, entre muitas outras. Os candidatos as vagas precisam passar por processo seletivo que costuma ser bem concorrido para conseguir dois anos de contratação na condição de aprendiz.

Direitos do Menor Aprendiz

Trabalhar como aprendiz é algo positivo para o jovem porque, além de receber um salário justo, ele também adquire um certificado da sua condição de aprendizagem. O Centro de Integração Escola e Empresa (CIEE) costuma trabalhar como intermediário na contratação de jovens aprendizes, por isso os interessados em conseguir o primeiro emprego devem cadastrar o currículo em uma das unidades do centro ou mesmo pela internet.

PUBLICIDADE

Veja abaixo quais os direitos que um menor aprendiz tem:

  • Salário
  • Férias
  • 13º salário
  • FGTS
  • Vale transporte
  • Repouso semanal remunerado
  • Certificado de qualificação profissional

O Menor aprendiz tem tanto direito como um trabalhador formal da empresa. Esses direitos são assegurados em lei e devem ser cumpridos à risca. Caso haja algum problema dentro da empresa com algum descumprimento, o menor ou responsável pode acionar a justiça do trabalho ou o programa ao qual está sendo feita a intermediação do emprego, como CIEE por exemplo.

Informações sobre o Menor Aprendiz

As inscrições para Menor Aprendiz 2018 serão abertas ao longo de todo o ano, com os contratos firmados até 2018 ou 2019, dependendo do início das atividades profissionais. Os jovens devem ficar atentos aos períodos para se inscrever e participar dos processos seletivos, caso o empregador adote esse critério de triagem de candidatos.

Em todo caso, vá até o CIEE de sua cidade ou acesse o site do CIEE: www.ciee.org.br e faça o cadastro. Dependo do seu perfil, não demora muito tempo para ser chamado numa entrevista ou numa prova de seleção. Lembrando que os estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial ocupam boas vagas no programa e ao término no contrato podem ser efetivados nas empresas onde trabalharam como aprendizes.

O CIEE possui o maior banco de dados cadastrais de estudantes do Brasil, com um sistema de busca e triagem, o mesmo seleciona de forma eficaz os jovens interessados em conquistar uma oportunidade.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.