Melhores produtos para tirar maquiagem

A importância da remoção da make, muitas vezes, não é levada a sério. Engana-se quem pensa que apenas uma lavagem superficial do rosto é…

A importância da remoção da make, muitas vezes, não é levada a sério. Engana-se quem pensa que apenas uma lavagem superficial do rosto é suficiente. São necessários produtos para tirar maquiagem. Quando se usa apenas água e sabonete, tem-se a impressão de que a pele ficou limpa. Entretanto, trata-se apenas de uma imagem que engana o olho humano. Isso porque os poros são quase imperceptíveis, mas é justamente neles onde os vestígios da maquiagem irão permanecer.

É necessário retirar qualquer resquício de maquiagem, com os demaquilantes (Foto: Divulgação)

Por que remover a maquiagem?

Conforme dito, acima, os restos de maquiagem se depositam nos poros. O acúmulo de produtos interfere na qualidade da pele. Isso acontece porque, com o passar do tempo, os poros começarão a se entupir. Como consequência, a pele deixará de “respirar”, corretamente. Então, suas características passarão a sofrer mudanças e o rosto poderá ficar oleoso ou ressecado demais, além de ganhar cravos e espinhas. Portanto, não se deve ir para a cama sem, antes, remover todo a make, com produtos adequados. É claro que, num caso muito especial, dormir com maquiagem, numa noite apenas, não irá acarretar graves danos à pele; porém, isso não pode se tornar um hábito.

O procedimento de remoção deve ser feito com algodão (Foto: Divulgação)

É preciso, portanto, informar-se sobre os melhores produtos para tirar maquiagem, que existem, aos montes. Hoje, praticamente todas as marcas de cosméticos se dedicam à fabricação dos chamados demaquilantes, que são destinados à limpeza da pele, depois do uso de makes pesados ou mais leves.

Quais produtos limpam a maquiagem?

Existem diferentes tipos de demaquilantes. Alguns produtos são loções; outros são em forma de espuma ou cremes. Cada um especifica, na embalagem, seus benefícios. Geralmente, tais produtos são específicos e, por isso, não agridem a pele. Há quem use, por exemplo, o famoso “Leite de Rosas”, que realmente retira a maquiagem. Porém, este e outros semelhantes contêm álcool, que pode ressecar o rosto. Portanto, é sempre bom investir em produtos especiais. Estes demaquilantes comuns podem ser usados para remover maquiagens mais leves. Geralmente, eles já dão conta do recado, quando é preciso remover base, pó, sombra ou blush. No entanto, maquiagens pesadas requerem outras táticas.

A lavagem deve vir depois da limpeza com os produtos adequados (Foto: Divulgação)

Quem optou por maquiagem à prova d’água, por exemplo, precisa usar um demaquilante bifásico. O produto contém água e óleo, em sua composição. Tal óleo é o que ajuda a remover makes de longa duração. Eles também podem ser usados na remoção de cílios postiços. É importante, ao usá-los, não esfregar demais a pele, nem os cílios. É indicado usar algodão.

Após a limpeza com demaquilantes, pode-se lavar o rosto, com sabonete próprio para a pele, finalizando com um creme hidratante. Fazendo isso, os poros estarão sempre limpinhos e a pele nunca sofrerá danos causados pela maquiagem.

Conheça mais sobre estes produtos: Diferenças entre os demaquilantes

Os olhos precisam de cuidado maior: Maquiagem nos olhos: como remover, dicas

Top