Mini-lipo: o que é, indicações, informações

Atualmente muito tem sido divulgado sobre as técnicas de lipoaspiração, sobretudo as realizadas com anestesia local. Isso se deve ao grande desenvolvimento das técnicas,…

Por Editorial MDT em 13/02/2012

A Mini-lipo é ideal para a retirada de gordura localizada.

Atualmente muito tem sido divulgado sobre as técnicas de lipoaspiração, sobretudo as realizadas com anestesia local. Isso se deve ao grande desenvolvimento das técnicas, melhora dos anestésicos locais, aumento da segurança e bons resultados na maioria dos casos.

Na verdade, a lipoaspiração com anestesia local sempre existiu, mas agora pode ser realizada com maior conforto e segurança graças ao desenvolvimento de anestésicos mais eficazes e cânulas menores. Pequenas regiões do corpo que retém gordura localizada também podem ser tratada com a minilipoaspiração, técnica também conhecida como lipo-ligth.

Na mini-lipo é usado anestesia local na área que se deseja tratar, seguido de ultra-som externo por 05-10 minutos. Esse ultra-som promove a destruição das células de gordura, que após são aspiradas por cânulas finas. É comum um inchaço nos primeiros cinco dias após a cirurgia. Por isso, ainda recomenda-se a realização de drenagem linfática para uma recuperação rápida e confortável e poderá ser iniciada de 04 a 07 dias após a cirurgia.

 Indicações

A mini-lipoaspiração está indicada para a remoção de gordura localizada em pequenas regiões, por etapas, sem a necessidade de internação hospitalar. Como nas lipoaspirações/lipoesculturas de maior porte, jamais devemos associá-la com perda de peso, pois a gordura é o tecido mais leve do corpo. Devemos associá-la com perda de medidas.

A cirurgia de mini-lipo não traz sérias complicações, desde que o paciente encontre-se em boas condições clínicas, com os exames pré-operatórios normais e que seja realizada seguindo-se os princípios técnicos básicos e desde que a equipe médica seja devidamente treinada e habilitada, e que o local onde será realizada a cirurgia tenha todos os recursos indispensáveis.

Entenda as diferenças – Mini-lipo x lipoaspiração x lipoescultura

A mini-lipo é o procedimento que trata gorduras localizadas no consultório, sob anestesia local. Retira-se pouca quantidade de gordura de uma pequena área do corpo.

Na lipoaspiração tradicional trabalham-se grandes depósitos de gordura em um tempo cirúrgico, em hospital sob anestesia peridural.

Já na lipoescultura aproveita-se a gordura do próprio paciente que foi retirada de uma determinada região e recolocam-se (enxerta-se) nos locais em que há falta. Por exemplo, no bumbum.

 Mais informações sobre a mini-lipo

A mini-lipo tem anestesia local e é mais barata do que a lipoaspiração convencional.

O investimento equivale a 30% do valor de uma lipoaspiração. Com avaliação médica, pode-se optar por fazer várias lipo light no lugar de um único procedimento convencional.

No Brasil, a mini-lipo é realiza desde 2002 seus riscos são mínimos, desde que seja bem indicada e o paciente siga corretamente todas as recomendações médicas após a operação.

A mini-lipoaspiração é uma cirurgia e deve ser cercada de todos os cuidados de uma operação de maior porte. Não deve jamais ser banalizada e comparada com tratamentos estéticos realizados em salões de beleza. Deve ser realizada por profissionais sérios, especialistas em cirurgia plástica. Isto é fundamental para a sua satisfação e segurança.

Top