Dicas de decoração para uma lavanderia planejada e organizada

A lavanderia ou área de serviço não pode ser esquecida na hora de pensar na decoração da casa. Bastante funcional, é nessa área que…

A lavanderia ou área de serviço não pode ser esquecida na hora de pensar na decoração da casa. Bastante funcional, é nessa área que as roupas são lavadas e às vezes engomadas, além de ser lá que os produtos e acessórios de limpeza ficam armazenados, por isso, manter a lavanderia organizada é tão importante.

A maioria das casas tem um espaço pequeno para a lavanderia e muitas vezes esse espaço está integrado com a cozinha ou outro cômodo, para resolver a falta de espaço, optar por móveis e prateleiras planejadas é a melhor solução.

Máquina de lavar protegida

Se sua lavanderia fica em uma área aberta ou onde a janela é muito próxima, com certeza  a poeira vai deixar tudo muito sujo, mesmo limpando sempre é difícil manter os móveis sem sujeira, por isso, invista em capas divertidas para cobrir e proteger sua máquina de lavar.

Móveis planejados

Armários bem planejados podem guardam todos os produtos e acessórios de limpeza sem ocupar muito espaço na sua lavanderia, além disso, deixa um visual bem bonito. Com os móveis planejados é possível encaixar os eletrodomésticos como a máquina de lavar, deixando-a embutida e criar prateleiras e armários bem funcionais, por exemplo, a tábua de passar vai sempre estar próxima da pilha de roupas limpas que precisam ser engomadas.

Tenha tudo o que precisa

Não deixe para pegar utensílios que precisa na hora da tarefa doméstica, na hora de passar roupa, por exemplo, é importante que o ferro, as roupas a serem passadas e os cabides estejam por perto, para evitar deslocamentos e perda de tempo. Se você reservar na sua lavanderia uma área com cabideiro planejado para estender as roupas que serão passadas, a tarefa de passar roupa será bem mais rápida e prática.

Potes para guardar produtos

Depois de abertos, alguns produtos ficam melhor armazenados em potes de vidro ou plástico, já que em geral estão em caixas de papelão (o sabão em pó, por exemplo), com contato com a água a embalagem acaba estragando, para facilitar a utilização do produto e deixar arrumado na lavanderia, escolha um recipiente para guardá-lo depois de aberto.

O ideal é saber o que você precisa e procurar um designer de interiores para lhe ajudar no planejamento da lavanderia. É importante escolher móveis com cores que combinem entre si e prestar atenção para não prejudicar a ventilação e iluminação natural do ambiente.

Top