Ioga ajuda proteger seu coração

Você sabia que Ioga ajuda proteger seu coração? A ioga é considerada uma terapia complementar do tipo mente/corpo e combina posturas, técnicas respiratórias, meditação ou relaxamento.…

Por Redacao em 06/08/2014

Você sabia que Ioga ajuda proteger seu coração? A ioga é considerada uma terapia complementar do tipo mente/corpo e combina posturas, técnicas respiratórias, meditação ou relaxamento. São diversos os benefícios trazidos por essa prática que proporciona controle do estresse e maior consciência física e mental. São feitos  exercícios de alongamento, onde se permanece numa posição de relaxamento de esforço por período determinado de tempo. Alcançado o aprimoramento físico, inicia-se o trabalho respiratório, mais importante via de ligação com as emoções.

Ioga ajuda proteger seu coração - A ioga trás diversos benefícios inclusive proteger seu coração (Foto: Divulgação)

Confira: Segredos para a felicidade de acordo com o Papa

Ioga ajuda proteger seu coração

A palavra Yoga origina-se da língua sânscrita e significa basicamente unir, integrar, comungar. Surgiu há milhares de anos na Índia e, atualmente, entre os mais de 10 diferentes métodos, o mais conhecido é o Hatha Yoga, que é uma prática de treinamento físico, mental e emocional combinados, unidos, integrados.

A Ioga ajuda proteger seu coração por que de acordo com uma pesquisa publicada no International Journal of Medical Engineering and Informatics praticantes de Yoga tem mais variabilidade no ritmo cardíaco comparado com outras pessoas. O estudo feito por Ramesh Kumar Sunkaria, Vinod Kumar e Suresh Chandra Saxena do departamento de engenharia elétrica do Instituto Indiano de Tecnologia em Roorkee, em Uttrakhand, Índia, avaliou dois grupos pequenos para verificar se praticantes de Yoga podem melhorar a saúde do coração. A pesquisa mostrou que a prática de Yoga deixa o coração mais saudável por causa de exercícios respiratórios, posturas, alongamentos, relaxamento e meditação.

Os primeiros resultados da ioga são: diminuição de dores nas costas; melhora da postura; melhora do sono; menor irritação e tolerância. (Foto: Divulgação)

Leia também: Dicas para aquecer sua casa no inverno

Oitenta e quatro voluntários saudáveis, com idade entre 18 e 48 anos, tiveram o HRV (variabilidade do ritmo cardíaco) dos eletrocardiogramas analisados,  metade praticava Yoga e a outra metade não. A equipe concluiu que nos voluntários que praticavam havia um alongamento do controle parassimpático (vagal), o que indica um melhor controle automático do ritmo do coração.

Outros benefícios da Ioga

A Ioga não serve apenas para alongar todas as partes do corpo, mas também massagear os órgãos internos e as glândulas. Ele coordena o sistema respiratório com o corpo físico, relaxa os músculos e a mente, estimula a circulação e aumenta a provisão de oxigênio em todos os tecidos. As costas, peito, sistema digestivo e pulmões são os mais beneficiados pelos exercícios e o resultado é que o processo de enrijecimento devido à inatividade, o cansaço, a postura incorreta e o envelhecimento é revertido.

Além de melhorar a concentração, a ioga ajuda na postura e coordenação motora nas crianças (Foto: Divulgação)

Veja também: Dicas para dormir bem

A Ioga ajuda proteger seu coração e têm diversos outros benefícios, veja abaixo os benefícios da Ioga:

  • Alivia doença respiratórias
  • Auxilia perda de peso e desordens do aparelho digestivo
  • Alivia ou elimina gradativamente problemas físicos origiários de causas psíquicas.
  • Alivia dores nas costas
  • Proporciona auto-conhecimento e paz interior.
  • Melhora e reforça a auto-estima, auto-imagem e a força de vontade.
  • Proporciona alívio de estresse.
  •  Melhora o funcionamento das glândulas endócrinas e pode ser utilizada como terapia de apoio para inúmeras enfermidades. Também beneficia o sistema nervoso e o cérebro.

Top