Dicas Para Dormir Bem

As dicas para dormir bem prometem ser de grande ajuda para as pessoas que enfrentam dificuldades de pegar no sono durante a noite. A…

Por Editorial MDT em 04/08/2014

As dicas para dormir bem prometem ser de grande ajuda para as pessoas que enfrentam dificuldades de pegar no sono durante a noite. A ideia consiste, basicamente, em incluir hábitos saudáveis na rotina para conseguir relaxar.

Dicas para dormir bem. (Foto: Divulgação)

O sono é fundamental para saúde. Se uma pessoa fica sem dormir, ela não consegue se concentrar nas atividades do dia-a-dia, se irrita com facilidade e seu corpo fica vulnerável a uma série de doenças. De acordo com os especialistas, o ideal é que o ser humano se presenteie com 8 horas de sono por dia.

Dormir bem emagrece, melhora o rendimento imunológico, previne depressão, diminui o risco de doenças cardiovasculares, melhora o humor, contribui com a produtividade no trabalho, favorece o desempenho físico, entre muitos outros benefícios.

7 dicas para dormir bem

Confira a seguir 7 dicas para dormir bem:

1. Respeite os horários

É importante respeitar os horários para conseguir desfrutar de uma noite de sono de qualidade. Se for preciso, a pessoa deve abandonar as distrações (computador, TV ou smartphone) e ir para cama cedo.

2. Escolha um bom travesseiro

Contar comum bom travesseiro é uma das dicas para dormir bem durante a noite. A escolha deste item deve levar em consideração a posição mais comum na hora de dormir. Quem deita de lado, por exemplo, deve optar por um travesseiro mais alto. Já quem dorme de barriga para baixo deve dar preferência a um modelo com altura menor.

3. Cuidado com a alimentação

Alguns alimentos atrapalham o sono e por isso devem ser evitados na hora de dormir, como é o caso do café, do chá preto, do guaraná, da mussarela, das frituras, dos produtos à base de tomate e até mesmo do vinho.

É fundamental escolher um bom colchão. (Foto: Divulgação)

4. Escolha um bom colchão

Se preocupar com a qualidade do colchão é uma das dicas para dormir bem. O modelo ideal é aquele que favorece o relaxamento e não causa dores no corpo.

5. Pratique atividade física

A prática de atividades físicas é um hábito saudável que ajuda a dormir melhor, já que o corpo fica cansado e precisa repor as energias através de uma boa noite de sono. O ideal é fazer pelo menos 30 minutos de exercícios por dia, mas nunca depois das 20h.

6. Evite ambientes barulhentos

O barulho compromete a qualidade do sono, por isso é importante escolher um ambiente tranquilo e silencioso para dormir.

Um chá de camomila ajuda a dormir melhor. (Foto: Divulgação)

7. Um cardápio contra a insônia

Que tal um chá para dormir bem? Algumas plantas são capazes de relaxar o corpo e ajudar a ter um sono tranquilo, como é o caso da camomila, da erva-cidreira e da tília. Um leite morno também é uma ótima opção de bebida para tomar antes de dormir.

Coloque em prática as dicas para dormir bem e desfrute de ótimas noites de sono.

Top