terça-feira, 4 de outubro de 2022 - 04/10/2022 07:06:09
MundodasTribos

Muitas mulheres sentem-se bastante incomodadas com a menstruação e algumas até acreditam que o fluxo é capaz de prejudicar a saúde. Por isso não é incomum encontrar quem opte por tratamentos que interrompem o ciclo menstrual. Acabe com as principais dúvidas sobre essa decisão e conheça mitos e verdades sobre a interrupção da menstruação.

Saiba quais os hábitos que podem fazer a menstruação atrasar.

Muitas mulheres optam por parar a menstruação por se sentirem muito incomodadas. (Foto: divulgação)

O que este artigo aborda:

Mitos e verdades sobre a interrupção da menstruação

  • A menstruação pode ser prejudicial à saúde

Mito. De acordo com os últimos levantamentos da FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), os estudos comprovam que não existe nenhum problema em menstruar, já que esse é um estado fisiológico para o qual o organismo feminino foi preparado evolutivamente. Por outro lado, também não existe nenhum benefício comprovado na manutenção dos ciclos menstruais.

  • Parar de menstruar pode trazer benefícios

Verdade. Além da menstruação não prejudicar a saúde feminina, a interrupção dos sangramentos mensais é capaz de proporcionar vários benefícios, especialmente no caso de mulheres que sofrem com sintomas negativos, como anemia crônica. Nessas situações é altamente aconselhado optar por métodos contraceptivos que cessam a menstruação.

  • O tratamento para interromper a menstruação é hormonal

Verdade. Todos os tratamentos capazes de interromper a menstruação de forma reversível são hormonais. Como a resposta terapêutica pode variar de um indivíduo a outro, é preciso ter bastante paciência para encontrar o medicamento eficaz e que cause o mínimo de efeitos colaterais possível.

Interromper a menstruação: mitos e verdades

O principal tratamento irreversível é a histerectomia, indicado no caso de mulheres com prole constituída, que não apresentam o desejo de engravidar e portadoras de sangramento uterino anormal durante os dias de fluxo.

Não são apenas os anticoncepcionais injetáveis que podem ser usados para cessar a menstruação. (Foto: divulgação)

Confira tudo o que você precisa saber sobre menstruação.

  • Os tratamentos hormonais garantem ausência total de sangramento

Mito. Existem várias opções de tratamentos para interromper a menstruação, mas é importante esclarecer que nenhum dos métodos é capaz de garantir a ausência total do fluxo sanguíneo. Existe 30% a 70% de chance de ocorrer sangramento de escape, chamado de “spotting”, essas chances aumentam ou diminuem conforme o medicamento utilizado.

  • Os tratamentos para parar de menstruar são injetáveis

Mito. Existem várias medicações que podem ser usadas para parar de menstruar, variando desde as injetáveis, mais populares para essa finalidade, até o uso contínuo de pílulas, uso de DIU hormonal, pílula de progesterona ou pílulas combinadas.

Veja alguns remédios caseiros para menstruação atrasada.

Todos os tratamentos reversíveis são hormonais. (Foto: divulgação)

Interromper a menstruação é uma atitude adotada por mulheres que se sentem muito incomodadas com os ciclos mensais. Normalmente elas acreditam que o sangramento frequente pode fazer mal para a saúde. O tratamento para parar de menstruar é cercado por mitos e verdades, mas são indicados em algumas situações específicas. Caso você esteja incomodada com seu fluxo, consulte um médico ginecologista para sanar as dúvidas.

O conteúdo "Interromper a menstruação: mitos e verdades" foi feito por Editorial MDT e distribuído por MundodasTribos na categoria Bem Estar em .

1

Pode ser do seu interesse

Linha de cílios postiços Katy Perry

Linha de cílios postiços Katy Perry

Dicas de Decoração de Interior de Ambientes Pequenos

Dicas de Decoração de Interior de Ambientes Pequenos

Sopa de cebola com pão de queijo

Sopa de cebola com pão de queijo

Viagem Barata Para Cancun

Viagem Barata Para Cancun

Lançamentos O Boticário outono-inverno 2013

Lançamentos O Boticário outono-inverno 2013

Festival de Parintins 2011

Festival de Parintins 2011