Inscrições no Prouni e Fies 2016

PUBLICIDADE

As Inscrições no Prouni e Fies 2016 serão realizadas nesse mês de janeiro, com o objetivo de ampliar o acesso dos brasileiros ao ensino superior. Leia a matéria para entender melhor a mecânica de cada programa e fique por dentro das datas.

Inscrições no Prouni e Fies 2016. (Foto Ilustrativa)
Inscrições no Prouni e Fies 2016. (Foto Ilustrativa)

O mercado de trabalho tem exigido, cada vez mais, profissionais qualificados para ocupar os melhores cargos. Para aumentar as chances profissionais, muitas pessoas resolvem fazer faculdade, mas nem sempre possuem condições financeiras para pagar as mensalidades. Reconhecendo essa realidade, o Governo Federal resolveu criar o Prouni e o FIES.

Veja também: Sisu, Prouni e Fies: entenda as diferenças

PUBLICIDADE

O Brasil está passando por uma crise econômica, por isso foram realizados cortes de verba em vários programas de educação, como é o caso do Prouni e Fies. Apesar das mudanças, as duas iniciativas prometem ajudar milhares de brasileiros a ingressar nos cursos de graduação.

Inscrições no Prouni e Fies 2016

As inscrições no Prouni e Fies 2016 são realizadas pela internet, sem a necessidade de pagar taxa. O Ministério da Educação se compromete em estipular os prazos e divulgar os resultados através do site oficial de cada programa.

Como se inscrever no Prouni?

O Programa Universidade para Todos (Prouni) distribui bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) entre os estudantes que não podem pagar a faculdade. Para participar do processo seletivo 2016, é preciso ter renda compatível e ter obtido nota mínima de 450 pontos no Enem 2015. Também é necessário ter feito o ensino médio na rede pública ou com bolsa integral em escola particular.

Para participar do Prouni, é preciso ter tirado pelo menos 450 pontos no Enem. (Foto Ilustrativa)
Para participar do Prouni, é preciso ter tirado pelo menos 450 pontos no Enem. (Foto Ilustrativa)

As inscrições no Prouni 2016 poderão ser realizadas entre os dias 19 e 22 de janeiro, através do site prouniportal.mec.gov.br. Os candidatos devem acessar a plataforma com os dados do Enem, escolher duas opções de cursos e aguardar a publicação da primeira chamada, que está marcada para 25 de janeiro.

No dia 12 de fevereiro, o Prouni realizará a sua 2ª chamada para o primeiro semestre de 2016. Quem não for classificado nessa segunda etapa ainda pode contar com a lista de espera, entre os dias 26 e 29 de fevereiro.

Saiba mais: Prouni inscrições e vagas 2016

PUBLICIDADE

Como se inscrever no Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil foi criado pelo Ministério da Educação para ajudar os estudantes que não conseguiram se classificar no Sisu ou no Prouni. O programa financia a faculdade, com uma taxa de juros acessível e as melhores condições de pagamento.

A primeira etapa da inscrição no Fies acontece pela internet. (Foto Ilustrativa)
A primeira etapa da inscrição no Fies acontece pela internet. (Foto Ilustrativa)

Os brasileiros poderão se inscrever no FIES entre os dias 26 e 29 de janeiro de 2016, através do site fiesselecao.mec.gov.br. Para conseguir assinar um novo contrato, o candidato precisa ter realizado o Enem a partir de 2010 e ter renda mensal bruta de até 2,5 salários mínimos por pessoa. Após a inscrição online, os dados precisam ser validados pessoalmente na instituição de ensino.

Leia mais: Fies 2016 inscrições e regras

Agora você já sabe tudo sobre as inscrições no Prouni e Fies 2016. Procure conhecer os calendários detalhadamente para não perder os prazos. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre educação.

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.