Fies 2016 inscrições e regras

O financiamento estudantil é uma opção interessante para os alunos de faculdades da rede privada, que encontram dificuldade para quitar as mensalidades. Se é…

O financiamento estudantil é uma opção interessante para os alunos de faculdades da rede privada, que encontram dificuldade para quitar as mensalidades. Se é o seu caso, não deixe de conferir as informações sobre Fies 2016 inscrições e regras, na matéria a seguir. Criado pelo Ministério da Educação, o Fundo de Financiamento Estudantil é um programa que concede financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos presenciais não gratuitos, de instituições de ensino superior parceiras do projeto.

Fies 2016 inscrições e regras (Foto: Exame)

Fies 2016 inscrições e regras (Foto: Exame)

O Fies tem vários diferenciais em relação a programas semelhantes, entre os quais a taxa de juros mais baixa, atualmente em 3,4% ao ano. Outro destaque é a carência para pagar o financiamento (só depois de algum tempo de formado é que o beneficiário começa a quitar a dívida).

Fies sem fiador: saiba mais

Fies: como cancelar o financiamento

Fies 2016 inscrições e regras para esse crédito estudantil (Foto: Exame)

Fies 2016 inscrições e regras para esse crédito estudantil (Foto: Exame)

Fies 2016 inscrições e regras

Os interessados em solicitar o Financiamento Estudantil nesse ano devem ficar atentos às novas regras do Fies 2016, anunciadas em dezembro passado. A partir de agora, os candidatos ao benefício deverão ter feito, ao menos, 450 pontos de média nas provas objetivas do ENEM 2014.

Também será exigido do candidato ao financiamento nota acima de zero na redação do Exame Nacional do Ensino Médio, lembrando que essas novas regras valem para quem completou o ensino médio a partir de 2010.

Aposte no Fies para finalizar os seus estudos (Foto: Exame)

Aposte no Fies para finalizar os seus estudos (Foto: Exame)

Regras Fies 2016

Os candidatos que concluíram o ensino médio antes de 2010, além dos professores da rede pública de educação básica, matriculados em cursos de licenciatura, pedagogia e normal, e que desejam solicitar o Fies, estão dispensados dessa exigência.

Leia Também:  MEC altera datas para ProUni e Fies 2017

Além disso, os bolsistas parciais do ProUni, que queiram completar o restante da mensalidade com o Fies, só poderão utilizar os dois benefícios, simultaneamente, para o mesmo curso e a mesma instituição de ensino.

Fies 2016: mais informações (Foto: Exame)

Fies 2016: mais informações (Foto: Exame)

Como se inscrever no Fies 2016

As inscrições Fies 2016 devem ser feitas exclusivamente pela internet, através do site oficial do programa, http://sisfiesportal.mec.gov.br. O cadastro fica aberto durante todo o ano, mas é bom ficar atento ao calendário da sua universidade, que pode estipular algum prazo para se inscrever no financiamento.

Depois de preencher o cadastro online (confira os requisitos e documentos exigidos), é preciso validar as informações na instituição de ensino em que você está matriculado e, posteriormente, ir a uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal para finalizar o processo de contratação do financiamento.

Mais informações sobre o Fies

Top