Dicas para relaxar antes da prova do Enem

Confira dicas para relaxar antes da prova do Enem e garanta o seu bem-estar, físico e mental, para realizar o exame. Os estudantes não…

Confira dicas para relaxar antes da prova do Enem e garanta o seu bem-estar, físico e mental, para realizar o exame. Os estudantes não devem intensificar os estudos dias antes da avaliação, na verdade eles devem buscar formas de descansar e equilibrar as emoções.

Dicas para relaxar antes da prova do Enem. Foto Ilustrativa. Foto: Ilustrativa

Ainda faltam alguns meses para o Enem, mas os estudantes já estão preocupados e ansiosos para a realização da prova. A nota do exame é decisiva para conseguir entrar em uma universidade pública pelo Sisu ou conseguir uma bolsa pelo Prouni. Recentemente, a participação no Enem também se tornou obrigatória para quem deseja solicitar o FIES.

Nas vésperas do Enem 2015, não adianta fazer revisões pesadas ou estudos intensivos. O ideal é desacelerar e procurar formas de relaxamento. Com a mente tranquila e livre de estresse, com certeza o estudante terá um desempenho melhor na sua prova.

Veja também: Consulte Local da Prova para Enem 2015

Como relaxar antes do Enem?

O Enem 2015 será aplicado nos dias 24 e 25 de outubro. Os estudantes terão que responder 180 questões de múltipla escolha e também realizar uma redação.

Confira a seguir algumas dicas para relaxar antes da prova do Enem:

Busque o equilíbrio emocional

Se o emocional está abalado pelo nervosismo, dificilmente o estudante conseguirá prestar atenção na prova. Desta forma, é recomendado evitar conflitos com os pais, amigos ou namorado às vésperas do Enem.

Leia Também:  Sisu edição meio do ano inscrições abertas 2016

Passeie com os amigos

Um passeio com os amigos pode relaxar. Foto: Ilustrativa

Estar na companhia de pessoas queridas faz bem para a mente e relaxa, por isso vale a pena apostar em um passeio com os amigos. O estudante deve aproveitar para colocar o papo em diae dar boas risadas. Se a ‘saidinha’ tiver a balada como destino, então é recomendado não consumir álcool.

Leia mais: Dicas de como estudar para o Enem

Durma bem

Dias antes do Enem, não é recomendado ficar estudando de madrugada. O estudante precisa dormir pelo menos 8 horas por dia para que a sua mente possa descansar e o corpo seja capaz de repor as energias.

Dormir bem é critério fundamental. Foto: Ilustrativa

Mantenha uma rotina saudável

É fundamental manter uma rotina saudável para fazer o Enem com disposição. Na véspera da prova, o estudante deve evitar o consumo de bebidas alcóolicas, mudanças bruscas na alimentação e uso de medicamentos que aumentam a memorização.

Assista a um filme

Uma sessão de filme, tanto em casa como no cinema, é uma forma de deixar de lado a ansiedade causada pelo Enem.

Faça exercícios de respiração

Respirar corretamente é essencial para conseguir relaxar. O estudante deve puxar o ar pelo nariz e soltar pela boca, sobretudo quando se sentir nervoso ou ansioso.

Faça exercícios físicos leves

Quem não tem uma condição física desenvolvida, não deve se matar na academia ou durante o esporte favorito. O excesso de atividade física pode causar dores no corpo e até mesmo lesões, capazes de colocar tudo a perder no Enem. O ideal é apostar em exercícios leves e tranquilos para passar o tempo, como a caminhada.

Pratique um hobby

Experimente praticar um hobby, como jogar videogame. Foto: Ilustrativa

Se o estudante tem uma atividade que gosta de fazer, como jogar videogame ou praticar um esporte, ele deve aproveitar a véspera do Enem para colocar em prática.

Leia Também:  Bolsas de estudo UWC, inscrições

Saiba mais: 5 dicas para se dar bem na redação do ENEM 2015

Seguindo as dicas para relaxar antes da prova do Enem, você vai conseguir manter o equilíbrio e controlar a ansiedade. Continue acompanhando as publicações do Mundo das Tribos, pois temos muitas outras sugestões que ajudam a tirar uma boa nota no exame.

 

Top