Infecção urinária: sintomas, causas e tratamento

A infecção urinária é um problema que afeta milhares de pessoas no Brasil, causando dor e incômodo. Quando esse quadro infeccioso não é tratado…

Por Isabella Moretti em 14/06/2016

A infecção urinária é um problema que afeta milhares de pessoas no Brasil, causando dor e incômodo. Quando esse quadro infeccioso não é tratado corretamente, pode evoluir para uma situação mais grave. Leia a matéria para conhecer os sintomas, causas e tratamento.

A infecção urinária é um problema de saúde bastante comum. (Foto Ilustrativa)

A infecção urinária é um problema de saúde bastante comum. (Foto Ilustrativa)

Entre os problemas de saúde mais comuns, vale destacar a infecção urinária. Ela se manifesta com mais frequência nas mulheres do que nos homens, afetando pelo menos 50% da população feminina, pelo menos uma vez na vida.

O que é a infecção urinária?

A infecção do trato urinário, também conhecida pela sigla ITU, é uma infecção que acomete parte do sistema urinário, que pode ser a bexiga, uretra ou mesmo os rins.

Existem diferentes tipos de infecção urinária, que variam conforme o local afetado e os sintomas. A cistite, por exemplo, é uma doença que compromete a bexiga, Já a uretrite é um quadro infeccioso que toma conta da uretra.

Há alguns fatores de risco que aumentem as chances de infecção urinária ao longo da vida, como uretra pequena, vida sexual muito ativa, pedra nos rins, menopausa e sistema imunológico debilitado.

Sintomas de infecção urinária

Muita vontade de urinar é um sintoma. (Foto Ilustrativa)

Muita vontade de urinar é um sintoma. (Foto Ilustrativa)

Os sintomas de infecção urinária são fáceis de reconhecer, mas variam conforme o tipo de infecção. Em geral, as pessoas com esse problema de saúde apresentam ardência ao urinar, urina escura, urina com sangue, urina com cheiro forte, muita vontade de urinar, dor pélvica e dor no reto.

Causas da infecção urinária

A infecção urinária toma conta do corpo quando uma bactéria entra no sistema urinário através da uretra. O sistema urinário normalmente combate esse organismo estranho, mas, em alguns casos, os mecanismos de defesa falham.

Há algumas causas de infecção urinária que são consideradas um tanto inusitadas. São elas: obesidade, segurar urina por muito tempo, diabete, constipação e cálculo renal.

Tratamento para infecção urinária

Assim que a pessoa suspeitar de infecção urinária, ela deve procurar um médico para obter um diagnóstico seguro. Será preciso realizar exame de urina, exame de imagem ou cultura de urina.

Procure ajuda médica para encontrar o melhor tratamento. (Foto Ilustrativa)

Procure ajuda médica para encontrar o melhor tratamento. (Foto Ilustrativa)

O tratamento para infecção urinária é medicamentoso e varia conforme a gravidade do quadro. Em geral, o médico receita um analgésico para amenizar a dor e antibióticos.

Para se recuperar bem da infecção, o paciente precisa adotar alguns hábitos saudáveis na sua rotina, como beber bastante água e evitar bebidas que irritam a bexiga, como café, sucos de frutas cítricas e álcool.

É muito importante tomar providências para tratar infecção urinária, caso contrário, o quadro pode evoluir para um problema mais grave. Dano permanente nos rins é uma das complicações possíveis.

 

Top