Insônia, tratamento caseiro

A insônia é caracterizada pela incapacidade de dormir. Muitos indivíduos sofrem com o problema, que acarreta prejuízo nas atividades do dia seguinte a noite mal dormida. Vários…

A insônia é caracterizada pela incapacidade de dormir. Muitos indivíduos sofrem com o problema, que acarreta prejuízo nas atividades do dia seguinte a noite mal dormida. Vários fatores podem influenciar no aparecimento do problema. Por isso, confira dicas de tratamento caseiro para insônia.

A insônia pode ser causada por vários fatores. (Foto: divulgação)

O que é insônia

É a dificuldade de dormir ou permanecer dormindo durante toda a noite. Pode indicar o sono breve sem possibilidade de voltar a dormir, poucas horas de sono ou acordar muito cedo pela manhã. Entretanto a insônia não é definida pelas horas dormidas, pois as pessoas se diferem em suas necessidades.

A insônia pode ser classificada como crônica, transitória ou intermitente. Ela pode durar apenas uma noite ou até algumas semanas. Os episódios transientes ocorrem de tempos em tempos e as crônicas ocorrem na maior parte das noites e dura mais de um mês.

Veja também chás contra insônia 

Principais causas de insônia

  • Estresse;
  • Cafeína;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Mudança de hábitos de vida;
  • Dores;
  • Alimentação inadequada.

Tempo ideal de sono

A maior parte dos adultos necessita de 6 à 8 horas de sono durante a noite, mas considera-se normal que o indivíduo durma pelo menos 6 horas caso não se sinta cansado pela manhã.

O padrão de sono varia muito ao decorrer da vida, porém as pessoas mais velhas tendem a dormir ao menos duas horas durante a noite e tiram cochilos durante o dia.

O chá de alecrim é muito eficaz no tratamento da insônia. (Foto: divulgação)

Tratamento caseiro para insônia

1. Erva cidreira

Ingredientes:  2 colheres de chá de folhas de erva-cidreira e 500 ml de água fervente.

Modo de preparo: coloque erva-cidreira em um bule e cubra com água fervente. Tampe e espere amornar, coe e beba em seguida, de preferência antes de dormir. A erva-cidreira contém propriedades medicinais que acalmam e relaxam o organismo, melhorando a qualidade do sono.

2. Chá de folhas de maracujá

Ingredientes: 1 colher de sopa de folhas de maracujá, 1 colher de sopa de lúpulo, 1 colher de sopa de erva-cidreira e 3 xícaras de água.

Modo de preparo:  coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe ferver por alguns minutos. Espere esfriar, coe e tome uma xícara de chá 4 vezes ao dia. O maracujá, o lúpulo e a erva cidreira são plantas medicinais com propriedades calmantes.

O chá de folha de maracujá é excelente para acabar com a insônia. (Foto: divulgação)

Veja também sucos naturais contra insônia 

A insônia é um problema que acomete grande parte das pessoas em todo o mundo. Ela pode ser desencadeada por vários fatores como estresse, ansiedade, depressão, alimentação inadequada e outros. O tratamento caseiro é uma excelente opção para acabar com a insônia. Aposte nas dicas citadas de tratamento caseiro para insônia.


Top