Os perigos da desnutrição na gravidez

A maioria das gestantes tem crianças saudáveis, porém existem algumas complicações que podem ocorrer nesse período e causar problemas para o bebê e para…

A maioria das gestantes tem crianças saudáveis, porém existem algumas complicações que podem ocorrer nesse período e causar problemas para o bebê e para a mãe. A desnutrição está entre os principais fatores que interferem na gestação saudável. Saiba mais sobre o assunto e veja os perigos da desnutrição na gravidez.

A gestante deve ter cuidados redobrados com a alimentação. (Foto: divulgação)

Desnutrição

A desnutrição é assim chamada pela falta de nutrientes, que são essenciais para o bom funcionamento do corpo. Com o passar dos anos, ela afeta os órgãos do corpo, o que pode resultar em problemas leves ou graves. Segundo dados médicos, as gestantes, mulheres lactantes e crianças menores de 3 anos são consideradas mais suscetíveis aos efeitos da desnutrição que os demais.

A partir doo momento que a mulher fica grávida, ela deve manter uma dieta saudável para suportar o crescimento da criança no seu ventre. A mãe deve entender ainda que a alimentação saudável na gravidez não é importante somente para a sua saúde, mas que essencial também para a do bebê.

A desnutrição na gravide pode causar sérios problemas. (Foto: divulgação)

Perigos da desnutrição na gravidez

Se a gestante está desnutrida, subentende-se que o bebê não está recebendo os nutrientes necessários no ventre da mãe. Em consequência disso, o bebê irá apresentar problemas no crescimento e também baixo peso. Os efeitos gerais da desnutrição sobre o corpo geram imunidade baixa, maior risco para doenças e baixo crescimento.

Alguns efeitos da desnutrição durante a gestação acompanham a criança durante toda a sua vida. Um bebê desnutrido é mais suscetível a infecções na fase de crescimento e também na vida adulta. Além disso, os problemas cognitivos e a dificuldade de aprendizado estão ligados aos sintomas de desnutrição, principalmente durante a gravidez e na infância.

Leia Também:  Vitaminas indicadas para grávidas

As mulheres que sofrem com desnutrição na gestação tendem a ter filhos com baixo peso ao nascer. Essas crianças se tornam mais propensas a sofrer retardo no crescimento, visão deficiente, menos coordenação motora e muitas outras doenças.

A anemia é uma das doenças que mais afetam as mulheres grávidas com desnutrição em todo o mundo. Ela aumenta o risco de mortalidade, tanto da mãe quanto do bebê durante o parto. Além disso, outros efeitos graves gerados pela desnutrição são partos prematuros, com complicações, hemorrágicos e defeitos congênitos no feto.

A desnutrição pode afetar a saúde do bebê. (Foto: divulgação)

A desnutrição está entre as doenças mais comuns durante a gravidez . Esse problema ocorre devido a má alimentação da gestante, que causa sérios problemas para ela e também para o bebê. É preciso tratar esse problema o quanto antes para evitar as consequências. Não deixe de fazer o acompanhamento pré-natal para diagnosticar e tratar problemas na gestação..

Top