Higiene íntima: mitos e verdades

A higiene íntima é um assunto muito delicado. Grande parte das mulheres apresenta dúvidas sobre esse tema, mas ficam com vergonha de perguntar. É…

Por Editorial MDT em 31/12/2012

A higiene íntima é um assunto muito delicado. Grande parte das mulheres apresenta dúvidas sobre esse tema, mas ficam com vergonha de perguntar. É preciso ficar atento para os mitos criados em relação a higienização da área, além das verdades que todas mulher deve saber. Pensando nisso, selecionamos os mitos e verdades sobre a higiene íntima. Confira:

Tome cuidado com a higiene íntima diária. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre a higiene íntima

O tecido da calcinha não influencia em nada.

Mito. A calcinha pode causar problemas. Quando feita de tecidos sintéticos, ela pode dificultar a respiração da parte íntima, o que aumento da umidade. Aposte no uso de calcinhas de algodão para o dia a dia e deixe os outros lingeries para ocasiões especiais.

Sabonete íntimo é igual sabonete comum.

Mito. Os sabonetes íntimos possuem acidez semelhante ao dos órgãos genitais. Sendo assim, eles diminuem as chances de irritações na vagina. Uma boa alternativa é higienizar a parte íntima com água e sabonete neutro.

Absorventes perfumados podem causar alergias.

Verdade. O ideal é utilizar absorventes sem fragrância, já que substâncias com perfumes podem causar ardor, alergias e coceiras.

A higiene íntima é muito importante para a saúde genital. (Foto: divulgação)

Dormir sem calcinha faz bem.

Verdade. A respiração da região intima é muito importante. Quanto mais ventilar nessa região, menores serão as chances de fungos e bactérias aparecem por lá. Portanto, na hora de dormir deixe a calcinha de lado.

Banho com água fria é o melhor para higiene íntima.

Mito. A água fria agride menos a pele, mas para a higiene intima esse fator é indiferente.

Veja também dúvidas sobre a higiene intima 

Protetor de calcinha pode ser usado todos os dias.

Mito. O protetor de calcinha diário não deve ser usado constantemente para que a região íntima não fique abafada. O uso constante desse produto pode provocar corrimentos, infecções e coceira, tornando o local quente e úmido.

Os absorventes internos podem causar cólicas.

Mito. A maioria das mulheres não se sente confortável com o uso de absorventes internos e também não apresenta problemas com ele. O uso desse produto não tem nada a ver com a cólica menstrual.

Aposte no uso de produtos específicos para higiene íntima. (Foto: divulgação)

Veja também higiene intima, dicas 

A higiene íntima é essencial para a saúde genital da mulher. É importante ficar atenta quanto ao uso de sabonetes com pH semelhante ao vaginal, tomar banhos frequentemente, facilitar a respiração íntima. Evite o uso de absorventes íntimos e protetores diários, pois podem causar alergias e irritações. Fique de olho nos mitos e verdades sobre a higiene íntima.

 

Top