Higiene íntima: dicas

Manter uma higiene íntima correta é essencial para proteger o órgão genital de infecções e outros problemas. É preciso ficar de olho nos cuidados…

Por Editorial MDT em 13/12/2012

Manter uma higiene íntima correta é essencial para proteger o órgão genital de infecções e outros problemas. É preciso ficar de olho nos cuidados diários com a chegada do verão e das altas temperaturas, pois é necessário atenção redobrada. Pensando nisso, selecionamos dicas de higiene íntima diária.

A higiene íntima é indispensável. (Foto: divulgação)

Importância da higiene íntima

Antigamente a higiene íntima era vista como um tabu, atualmente ela é um dos assuntos obrigatórios a serem tratados durante as consultas ginecológicas. Assim como as demais áreas do corpo, a área íntima também precisa receber cuidados. Tudo isso, por conta do estilo de vida levado nos dias atuais.

O uso de roupas mais justas, sintéticas, depilação com cera e o excesso de estresse, provoca uma série de mudanças no corpo, diminuindo as defesas do organismo e deixando-o mais propício para o aparecimento de doenças e infecções.

Esses fatores podem ajudar a irritar a região íntima ou dificultar a ventilação, alterando o pH local e tornando o ambiente susceptível  a problemas ginecológicos. Sendo assim, a higiene é tida como indispensável. Mas para fazê-la é preciso ter alguns cuidados específicos, como uso de sabonete íntimo.

O uso de sabonete íntimo é uma excelente opção de escolha. (Foto: divulgação)

Veja também cuidados com a depilação íntima

Dicas de higiene íntima

1. O uso de roupas úmidas por longos períodos favorece a proliferação de fungos e bactérias causadoras de doenças. Sendo assim, quando sair da piscina ou mar, troque a roupa e vista uma calcinha limpa e seca;

2. Os protetores diários podem provocar corrimentos, coceira e infecções, pois abafam a região genital. Os absorventes também devem ser trocados a cada 4 horas, mesmo que o fluxo menstrual seja pouco;

3. Tenha sempre na bolsa lenços umedecidos, eles são excelentes para situações de emergência, porém não devem ser usados todos os dias;

4. Prefira usar calcinhas de tecido de algodão ou tecidos que facilitem a transpiração e ventilação da vagina;

5. Os sabonetes íntimos são grandes aliados para higiene intima feminina. Eles ajudam a manter o equilíbrio e reduzem as chances de irritação na vagina, mesmo nos dias mais quentes ou em atividades de suor intenso. Os sabonetes com pH neutro ou glicerinados também são excelentes para a higiene intima da mulher.

A higiene íntima ajuda a prevenir infecções e odores. (Foto: divulgação)

Veja também sabonete íntimo, cuidados ao usar

A higiene íntima é indispensável para prevenir doenças e infecções causadas por fungos e bactérias. O ideal é utilizar sabonete íntimo para limpeza diária, pois ajudam a manter o equilíbrio do pH. A região intima deve ser bem lavada e secada para evitar a proliferação de microorganismos, além disso, opte pelo uso de roupas mais leves para que ventile a região.

Top