Hábitos que fazem bem para os ossos

Depois dos 30 anos de idade os ossos não são mais os mesmos. Podemos nem perceber, mas após essa idade as células que constroem…

Por Élida Santos em 20/12/2012

Depois dos 30 anos de idade os ossos não são mais os mesmos. Podemos nem perceber, mas após essa idade as células que constroem e destroem nossa formação óssea começam a se igualar e alteram sua quantidade significativamente no organismo, podendo impactar na saúde. Para combater os efeitos do envelhecimento e combater a osteoporose alguns hábitos que bem para os ossos devem ser adotados.

Leia mais sobre: Como Previnir Osteoporose

Alimentos com vitamina D ajudam a prevenir males aos ossos (Foto: Divulgação)

Ingerir vitamina D ao longo do dia

Alguns alimentos que possuem vitamina D devem ser incluídos na dieta diária. Leite, manteiga, margarina, peixes e ovos são alguns exemplos que fazem bem se ingeridos moderadamente e dentro de uma dieta equilibrada. A vitamina D ajuda a deixar os ossos fortalecidos e é necessária para a prevenção da osteoporose.

Saiba mais sobre: Receitas caseiras para fortalecer os ossos

Tomar sol previne problemas com os ossos

Tomar sol todos os dias previne problemas com os ossos. Não precisa ficar horas no sol, basta de 15 a 20 minutos e na melhor hora do dia para não correr risco de danificar a pele. Ou seja, até às 10 horas (11 horas no horário de verão) da manhã ou depois das 16 horas da tarde (ou 17 horas se for horário de verão). Não é indicado o uso do protetor solar nesse período, pois o produto bloqueia os efeitos do sol que ajudam a fixar as vitaminas no organismo. Mas, se não puder tomar esses minutinhos de sol diariamente, tente seguir a rotina em pelo menos três dias na semana.

Leite e queijo devem fazer parte da dieta contra problemas ósseos (Foto: Divulgação)

Exercícios físicos regularmente ajudam na prevenção de problemas com ossos

Os exercícios físicos ajudam com a prevenção de doenças ósseas. Mas, para isso, é necessário praticá-los, ao menos, três vezes por semana e durante 1h30 seguidas, mantendo o ritmo. O treino ajuda no fortalecimento dos músculos que envolvem os ossos, aumentando a proteção deles em caso de impactos.

Seguindo essas dicas a sua saúde óssea permanecerá boa e os efeitos do envelhecimento não vão lhe afetar mais tarde. As pessoas que tem dificuldades em ingerir alimentos com vitamina D devem procurar um médico para que ele possa receitar suplementos alimentares que substituam esse item.

Top