Receitas caseiras para fortalecer os ossos

O cálcio compõe cerca de 99% da estrutura óssea do nosso corpo. Além da parte estrutural, ele participa da contração dos músculos esqueléticos, responsáveis…

É preciso cuidar dos ossos em todas as idades.

O cálcio compõe cerca de 99% da estrutura óssea do nosso corpo. Além da parte estrutural, ele participa da contração dos músculos esqueléticos, responsáveis pelos movimentos. O ser humano necessita consumir porções diárias dessa substância, para manter os ossos fortes e saudáveis. Quando suprimos nossa necessidade diária de cálcio, evitamos doenças como a osteoporose, que aparece com mais frequência nas mulheres, especialmente após os 40 anos de idade.

Existem vários alimentos ricos em cálcio, o mais conhecido deles é o leite. Porém, outros como cereais, leite de soja, couve-flor, brócolis, peixes, castanhas, pistache, nozes e aveia possuem uma quantidade significativa dessa importante substância, sendo ótimas opções para se acrescentar na dieta.

Quantidade necessária por dia

A necessidade diária de cálcio depende da faixa etária do indivíduo:

  • 0 e 6 meses — 210 mg;
  • 7 a 12 meses — 270 mg;
  • 1 a 3 anos — 500 mg;
  • 4 a 8 anos — 800 mg;
  • 9 a 13 anos — 1300 mg;
  • 14 a 18 anos — 1300 mg;
  • 19 a 50 anos — 1000 mg;
  • A partir dos 51 — 1200 mg.

Confira algumas receitas caseiras ricas em cálcio

  • Suco de verde

Ingredientes

01 maracujá;

03 folhas de couve manteiga sem talo.

Modo de preparo

Retire a polpa de maracujá e faça um suco e separe. Adicione as folhas picadas da couve manteiga sem o talo.  Bata por cerca de 5 minutos em seguida coe essa mistura. Adoce se necessário.

  • Suco de nabo

Ingredientes

200 gramas de nabo picado;

01 copo de suco de limão;

200 ml de água filtrada.

Modo de preparo

Corte o nabo em rodelas pequenas e adicione-o no liquidificador com água. Bata por alguns minutos. Coe essa mistura com auxilio de uma peneira. Volte à mistura batida ao liquidificador e acrescente o suco de limão e bata até obter uma massa homogênea. Adoce se necessário.

O leite possui muito cálcio. Mas existem outros alimentos que também são ricos dessa substância.

  • Chá de cavalinha

Ingredientes

200 gramas de cavalinha “in natura”;

250 ml de água filtrada;

Açúcar se necessário.

Modo de preparo

Depois que a água levantar fervura, desligue o fogo e adicione a cavalinha. Tampe e deixe descansar por cerca de 15 minutos, coe e beba em seguida. Adoce de acordo com seu paladar. É recomendável que se tome durante as principais refeições. 

  • Torta de queijo

Ingredientes

20 bolachas Maria;

03 colheres de sopa de manteiga;

375 g de queijo fresco;

01 lata pequena de leite condensado;

03 ovos.

Modo de preparo

Desfaça as bolachas e misture-as com manteiga formando uma massa. Cubra com ela a base de uma forma de torta, untada com manteiga.

Coloque na batedeira o queijo, o leite e os ovos. Bata bem e despeje sobre a massa da bolacha. Leve a forma ao forno preaquecido a 180ºC por 45 minutos ou até que a torta esteja firme.

Tire a torta do forno, deixe esfriar e passe da forma para um prato.

Torta de queijo com bolacha prática e saborosa, ainda auxilia no fortalecimento dos ossos.

A alimentação é fundamental para garantir uma boa formação óssea e colaborar para o fortalecimento de todo o organismo. Por isso, é extremamente necessário o consumo desse mineral diariamente. Consulte seu nutricionista e agregue os alimentos à base de cálcio.


Top