Como o fumo passivo afeta as crianças

O cigarro, o cachimbo ou a cigarrilha não prejudicam somente a saúde de quem os fuma, mas também de quem convive com eles. Entre…

O fumo passivo é tão prejudicial quanto o ativo. (Foto: Divulgação)

O cigarro, o cachimbo ou a cigarrilha não prejudicam somente a saúde de quem os fuma, mas também de quem convive com eles. Entre os mais prejudicados estão as crianças que têm pais fumantes, pois elas ainda estão com o corpo e com os órgãos em formação e, por isso, são mais suscetíveis a sofrerem de doenças causadas pelo fumo passivo. Então, antes de fumar em casa, saiba como o fumo passivo afeta as crianças.

Mesmo que não fumem, as crianças com pais fumantes inalam toda a química presente no cigarro como a nicotina, o monóxido de carbono e outras substâncias danosas ao organismo. Portanto, têm mais tendência de sofrerem de reações alérgicas como tosses constantes e irritações oculares. Além disso, poderão sofrer de problemas pulmonares como bronquite e asma.

Os fumantes passivos também poderão desenvolver problemas cardíacos no futuro, já que fumaram tanto quanto os ativos. O câncer é uma doença que, na maioria das vezes, está associada ao fumo. Sendo assim, mesmo que a criança nunca tenha colocado um cigarro na boca, poderá ter essa doença em alguns anos.

Crianças que fumam passivamente podem sofrer de problemas pulmonares e cardíacos. (Foto: Divulgação)

Pesquisas norte-americanas comprovaram que as crianças expostas constantemente à fumaça do cigarro tinham mais chances de sofrerem do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que as faz terem problemas de concentração na escola ou em qualquer outra atividade que exija mais atenção.

E o pior: filhos de pais fumantes, na maioria das vezes, tornam-se fumantes, já que os pais são os espelhos de seus filhos. No entanto, algumas vezes, eles podem ter completa aversão ao cigarro devido às inúmeras propagandas antitabagistas e por eles sofrerem por causa do fumo em casa.

Filhos de fumantes podem se tornar fumantes ao se espelharem em seus pais. (Foto: Divulgação)

O fumo é prejudicial a todos, tanto para quem fuma quanto para quem fica por perto dos fumantes. Portanto, seja uma pessoa consciente, fumando somente fora de casa, pois o cigarro pode prejudicar bastante a vida dos seus filhos. Sendo assim, se você não liga para a sua saúde, tudo bem, mas deixe os seus filhos fora da sua escolha. Afinal, eles não pediram para serem fumantes.

Leia Também:  Decoupage Para Páscoa: Dicas de Artesanato

 

 

 

Top