Principais erros ao decorar a sala

A sala é um verdadeiro ponto de encontro para os moradores. Nela, todo mundo se reúne para assistir TV, conversar ou mesmo receber as…

A sala é um verdadeiro ponto de encontro para os moradores. Nela, todo mundo se reúne para assistir TV, conversar ou mesmo receber as visitas. Considerada uma das divisões mais frequentadas da casa, a sala necessita de uma decoração especial.

A sala é a divisão mais movimentada da casa. (Foto:Divulgação)

Na hora de decorar a sala, os moradores costumam considerar alguns fatores, como a escolha dos móveis, a valorização de um estilo e a distribuição no espaço. É muito importante que todos os elementos mantenham uma harmonia estática, caso contrário, a sala não se torna um ambiente gostoso de estar.

Saiba mais: Salas de estar decoradas – dicas, fotos

Erros comuns ao decorar a sala

Para montar uma área social confortável e aconchegante, é fundamental evitar algumas falhas na decoração. Confira a seguir os principais erros ao decorar a sala:

Falta de planejamento
Muitas pessoas decoram a sala sem pensar na adequação dos elementos, como o ajuste das cores, móveis e enfeites. Sem planejar, aumentam as chances de usar peças que não combinam entre si e deixam o espaço com uma estética desagradável.

Móveis grandes na sala pequena
Um sofá ou uma rack grande pode prejudicar a decoração da sala pequena, afinal, não são peças proporcionais ao tamanho do ambiente. Além de criar a sensação de que o espaço é apertado, também prejudicam a circulação. Móveis muito profundos, largos ou com braços grandes devem ser evitados.

Os móveis não podem atrapalhar a circulação na sala. (Foto:Divulgação)

Cores inadequadas
As cores escolhidas para a sala devem combinar com a proposta de recepção no ambiente. O branco se destaca como o tom mais recorrente para pintar a parede, pois ele combina com todas as outras cores. O excesso de preto ou outro tom escuro é um erro grave, principalmente em salas pequenas.

Falta de mesa de centro
A mesa de centro é uma peça chave para qualquer sala, por isso ela não pode faltar na decoração. A forma e o tamanho ideal do móvel dependem das dimensões do cômodo. Quando a sala é pequena, a mesinha redonda costuma facilitar a circulação.

Estante grande demais
Uma estante grande deixa a sala com um visual pesado e fora de moda, por isso o móvel não se revela a melhor opção. Os moradores devem dar preferência a uma rack baixa e prateleiras soltas na parede.

Cortinas inadequadas
As cortinas da sala não podem ser tão curtas e nem comprometer completamente a entrada de luz. A peça que tem o cumprimento até o chão costuma ser um ótimo truque para invocar a sensação de amplitude.

A distância entre a TV e o sofá precisa estar correta. (Foto:Divulgação)

Distância inadequada entre sofá e TV
A distância entre o sofá e a TV não costuma ser calculada adequadamente. A fórmula matemática que permite calcular é: ‘número de polegadas x 2,5 x 3,5’.

Veja também: Móveis Para Decoração de Sala

Top