Redacao 01/10/2015 Bem Estar

Como prevenir osteoporose? A osteoporose classifica-se como a redução de massa óssea, deixando os ossos fracos e sujeitos a fraturas. Este problema pode atingir homens e mulheres e pode ser responsável por fraturas graves, já que os ossos do corpo se tornam extremamente frágeis.

Como Prevenir Osteoporose (Foto Ilustrativa)

Como Prevenir Osteoporose

Como prevenir osteoporose: Qualquer fratura pode ser fatal para quem sofre de osteoporose, principalmente quando envolvem cirurgias mais complicadas. O avançar da idade também pode tornar a patologia ainda mais ameaçadora, por isso os doentes precisam de um acompanhamento médico e muitas vezes consumir remédios para fortalecer os ossos.

Leia mais informações sobre: COMO PREVENIR A OSTEOPOROSE, TRATAMENTO

Onde sentimos dor?

Alguns pontos fracos do esqueleto humano costumam estar sempre ameaçados para quem sofre de osteoporose, como é o caso do fêmur, quadril, punho e coluna vertebral. As mulheres são as principais vítimas da doença óssea, principalmente quando entram na fase da pré-menopausa e presenciam uma série de alterações no corpo.

Toda parte óssea do corpo dói e a coluna é a pior região (Foto Ilustrativa)

Os sintomas da osteoporose podem ser identificados, mas são progressivos e evolui com o tempo se não houver um tratamento. Para que a doença seja realmente diagnosticada é necessário se submeter a exames médicos. As pessoas que possuem o problema sofrem fraturas com facilidade, dores agudas e em alguns casos mais avançados resultam em deformações.

Como funciona o diagnóstico e tratamento?

Para fazer o diagnóstico e realizar o tratamento apropriado  normalmente o médico pede exames sanguíneos e de massa óssea para verificar as condições de saúde. As medidas preventivas podem ajudar a reverter o caso se for apenas um início, porém em situações mais sérias o tratamento deve ser focado e cuidadoso.

Fazer atividade física é fundamental para prevenir (Foto Ilustrativa)

Saiba que os riscos da osteoporose são maiores para pessoas de idade avançada, histórias de doenças na família, dieta pobre em cálcio, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, tabagismo, diabete, sedentarismo, entre outros.

Leia mais informações sobre: SUCOS PARA PREVENIR OSTEOPOROSE

Prevenção da Osteoporose

Leite é importante por conta do cálcio presente no líquido (Foto Ilustrativa)

Ainda não há cura para a doença, mas pode ser prevenida com algumas ações, Confira a seguir como prevenir a osteoporose:

– Tenha uma dieta com cálcio desde a infância

– Consuma alimentos ricos em cálcio, como leites e derivados, brócolis, couve-manteiga e amêndoa;

– Pratique atividades físicas corretamente orientadas

– Evite cigarros e bebidas alcoólicas

– Use azeite, pois auxilia o organismo a absorver o cálcio dos alimentos

– Há uma série de produtos naturais que ajudam a fortalecer os ossos e diminuem as chances de osteoporose, como é caso da casca de ovo.

Assim, fortaleça seus ossos e mantenha sua massa muscular por toda a vida! Reformular alguns hábitos de vida pode ser fundamental para manter o seu corpo saudável por inteiro, especialmente a massa óssea.

Quer mais dicas de saúde? Confira os artigos que preparamos para você sobre esse e outros temas, fique aqui no Mundo das Tribos!

Outros artigos

Entenda o que é linfoma

06/06/2013

Entenda o que é linfoma

Um caso de linfoma que ficou muito famoso em nosso meio foi o do ator Reynaldo Gianecchini. Após o ator aparecer em público mencionando que era portador da doença, o...

Curso de Marketing Pessoal Online

10/04/2010

Curso de Marketing Pessoal Online

Todos os interessados em realizar um curso de marketing pessoal fiquem atentos para a matéria que elaboramos especialmente para quem pretende realizar cursos des...