Filmes que falam sobre holocausto

O termo holocausto significa genocídio de grupos politicamente indesejados. É impossível falar nesse assunto sem lembrar do regime nazista de Adolf Hitler. A importância…

O termo holocausto significa genocídio de grupos politicamente indesejados. É impossível falar nesse assunto sem lembrar do regime nazista de Adolf Hitler. A importância do cinema na denúncia destes crimes deve ser reconhecida, já que várias produções retrataram cenas fortes de campos de concentração. Para quem quer conhecer a realidade do holocausto, selecionamos alguns filmes.

Leia mais sobre: Filmes baseados em fatos reais: fotos

Olga é um dos filmes mais fortes que fala sobre a história do Brasil e o holocausto (Foto: Divulgação)

“Olga”: filme sobre holocausto

Camila Morgado deu vida a Olga Benário Prestes. Nascida em Munique, na Alemanha, em 12 de fevereiro de 1.908, essa mulher determinada, filha de Leo Benário, que era um advogado social democrata e um liberal de ideias avançadas. Sua mãe Eugenie era uma dama da alta sociedade que não apoiava as ideias da filha que, em 1923, aos 15 anos, entrou para a Juventude Comunista. Justamente por lutar contra as injustiças politicas do Regime Militar brasileiro anos mais tarde, a moça foi deportada para Alemanha, e sendo judia, ficou em um campo de concentração, onde foi morta em uma câmera de gás com mais 200 prisioneiras em 1942.

A Lista de Schindler: filme feito por um judeu dobre holocausto

A produção é toda em preto e branco e possui alguns detalhes coloridos para enfatizar certas partes do filme. A Lista de Schindler é um dos melhores filmes sobre holocausto. Projeto pessoal do judeu-americano Steven Spielberg, a produção conta a história de um industrial alemão que negociava com os nazistas a utilização de trabalhadores judeus em sua fábrica, poupando-os de serem levados para os campos de concentração.

Leia Também:  Filme 360 de Fernando Meirelles: elenco, sinopse, fotos, trailer

Leia também: 10 filmes mais polêmicos de todos os tempos

O Pianista também fala sobre o holocausto (Foto: Divulgação)

O Pianista: filme de Roman Polanski

Em “O Pianista” Adrian Brody é um músico judeu-polonês que vê quando as primeiras bombas caiem sobre a Polônia. A obra mostra a formação do gueto de Varsóvia e a luta pela sobrevivência dos personagens perseguidos pelos nazistas. Mais uma história emocionante sobre o holocausto.

Filhos da Guerra: filme sobre holocausto

Filhos da Guerra fala sobre um garoto que consegue escapar dos campos de concentração e esconde sua ascendência judaica. O menino chega a se alistar na juventude hitlerista, como exemplo de ‘perfeito ariano’. O filme é de Agnieszka Holland e possui um enredo muito bem escrito e executado, falando de modo brilhante sobre o horror do holocausto.

Mais dicas de filmes sobre holocausto

Confira abaixo mais algumas sugestões de filmes que falam de holocausto:

– Noite e Neblina

– O Refúgio Secreto

– O Diário de Anne Frank

– O Homem do Prego

– Bent

– Holocausto

Top