Fies 2016 Inscrições

Fies 2016 inscrições é o tema da matéria a seguir, que conta com informações importantes para os universitários que estão em busca do financiamento estudantil e desejam aproveitar os benefícios oferecidos pelo programa do governo federal.

Fies 2016 inscrições (Foto: Divulgação)

Criado no final da década de 1990, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) consiste em um programa do Ministério da Educação cujo objetivo é financiar a graduação dos estudantes matriculados em instituições privadas de ensino superior, em todo o Brasil.

Por meio do programa de financiamento estudantil do governo federal, é possível financiar 50% ou 100% da mensalidade nas universidades e faculdades particulares, a juros bem mais baixos que os oferecidos pelos bancos e outras instituições financeiras.

Fies 2016: como participar

Sisu, ProUni e Fies: entenda as diferenças

Fies 2016 inscrições

Por meio do programa, estudantes de universidades e faculdades particulares podem financiar todo o curso superior (Foto: Divulgação)

Por meio do programa, estudantes de universidades e faculdades particulares podem financiar todo o curso superior (Foto: Divulgação)

Desde 2010, o Fies passou a funcionar em um novo formato, permitindo que o financiamento possa ser solicitado em qualquer época do ano. Ou seja, se você quer solicitar o Fies, ainda pode se inscrever no programa.

As inscrições para o Fies 2016 devem ser efetuadas através do site sisfiesportal.mec.gov.br. No primeiro acesso à página, o estudante deve informar seus dados pessoais (CPF, data de nascimento, etc) e aguardar pelo e-mail de validação.

Validado o cadastro, você dará início à inscrição no Fies, informando outros dados solicitados pelo programa (instituição em que estuda, tipo de financiamento, etc). Em seguida, é preciso validar a inscrição junto à sua universidade/faculdade e, posteriormente, contratar o financiamento no banco (dá para escolher entre Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil).

Podem solicitar o Fies os estudantes matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos, ministrados em instituições parceiras do programa, que tenham renda familiar mensal bruta inferior a 20 salários mínimos. Quem completou o ensino médio a partir de 2010 precisa ter feito o ENEM de 2010 ou ano posterior para solicitar o financiamento.

Outras informações

O Fies já beneficiou milhares de universitários em todo o Brasil (Foto: Divulgação)

O estudante pode financiar todo o seu curso superior por meio do Fies. Durante a graduação, ele paga, no máximo, R$ 50 a cada três meses, valor referente aos juros incidentes sobre o financiamento.

Depois de se formar, você tem carência de 18 meses para começar a quitar o Fies, tendo a opção de parcelar o pagamento do saldo devedor em até três vezes o período financiado.

No site oficial do programa, você encontra todas as informações a respeito do Fies 2016 inscrições.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

One Response - Add Comment

Reply