Universidade de Pedagogia

A Universidade de Pedagogia representa uma excelente opção para quem deseja construir carreira na área de educação. O curso forma professores da educação básica,…

A Universidade de Pedagogia representa uma excelente opção para quem deseja construir carreira na área de educação. O curso forma professores da educação básica, mas também habilita coordenadores e diretores de escolas.

Universidade de Pedagogia. (Foto: Divulgação)

A área de Pedagogia

A área de Pedagogia abrange os métodos de ensino e todos os assuntos educacionais. Os profissionais formados neste curso possuem condições de alfabetizar crianças, supervisionar o sistema de ensino e orientar os demais professores.

O curso de Pedagogia normalmente é oferecido no formato de licenciatura, ou seja, tem como objetivo capacitar profissionais para a docência. No entanto, existem alguns cursos no Brasil que são mais focados na formação dos pedagogos.

A graduação em Pedagogia tem duração média de 4 anos. Ao longo deste período, o aluno adquire conhecimentos sobre o funcionamento do sistema de ensino, tecnologias educacionais, metodologia, filosofia, artes, história, entre outros temas. O estágio tem caráter obrigatório.

Com o curso de pedagogia você pode dar aula na Educação Infantil. (Foto: Divulgação)

O mercado de trabalho oferece muitas possibilidades ao profissional formado em licenciatura em Pedagogia, ou seja, ele não precisa se limitar ao trabalho dentro da sala de aula. A formação também habilita para trabalhar com pedagogia hospitalar, pedagogia empresarial, supervisão educacional e administração escolar. E, claro, para aumentar as chances de emprego, o profissional deve investir em cursos de especialização.

Depois de passar pela Universidade de Pedagogia, o profissional encontra boas oportunidades de trabalho. O piso federal para quem segue carreira de magistério é de R$ 1.567,00.

Veja também: Curso de Pedagogia a distância gratuito

Universidade de Pedagogia: os melhores cursos

Os melhores cursos de pedagogia são aqueles que possuem moderna infraestrutura, corpo docente competente e excelente nota no Enade.

Leia Também:  Faculdade de Pedagogia à Distância Gratuita

A melhor universidade de Pedagogia, de acordo com o Guia do Estudante, é a UFBA (Universidade Federal da Bahia). A instituição é avaliada com cinco estrelas, já que oferece uma formação de qualidade exemplar aos seus alunos. O curso abre turma todos os anos e as aulas são realizadas em Salvador, no Campus Canela.

Outros cursos gratuitos de pedagogia são tão bons quanto o da UFBA. Como é o caso da formação oferecida pela Uneb-BA, UFC, UnB, UFMG, UFJF, UFMS, UFMT, UFPE, UFPI, UFRN, UCS, UFPel, Unesp, UFSCar e USP.

Os melhores cursos de Pedagogia são oferecidos por universidades públicas. (Foto: Divulgação)

O Guia do Estudante também contemplou algumas faculdades de pedagogia particulares com 5 estrelas na sua avaliação, como é o caso da PUCPR, PUC-Rio, UniRitter, Unisinos, Mackenzie e PUC-SP.

Quem não tem tempo de frequentar o ensino regular pode optar pelo curso de pedagogia à distância, que é oferecido por várias universidades brasileiras. A UFScar, por exemplo, é considerada pelo MEC a melhor universidade à distância de pedagogia.

Se você realmente gosta da área de educação, escolha uma Universidade de Pedagogia e invista na sua carreira.

Top