Festa Junina – Brincadeiras

Festa Junina – Brincadeiras é o que você está procurando? Então saiba que existem muitas atividades divertidas durante a temporada de festejos juninos. Crianças,…

Por Editorial MDT em 16/06/2015

Festa Junina – Brincadeiras é o que você está procurando? Então saiba que existem muitas atividades divertidas durante a temporada de festejos juninos. Crianças, jovens e adultos participam dos jogos tradicionais e chegam a ganhar prêmios como recompensa. Leia a matéria para conhecer as principais brincadeiras.

Festa Junina – Brincadeiras. (Foto: Divulgação)

Para esquentar esse clima mais frio, as festas oferecem diferentes opções, como as bebidas quentes: quentão e vinho quente. Essas são as duas bebidas mais tradicionais de uma festa junina. Outra opção para quem quer se esquentar são as brincadeiras tradicionais na festa junina. São diferentes tipos de brincadeiras que conquistam pessoas de todas as idades.

Leia mais: Festa Junina: Símbolos, Significados, Histórias

Festa Junina – Brincadeiras

Entre as brincadeiras mais famosas, podemos citar a pescaria. O participante precisa pescar um peixe com um determinado número. Dependendo do número, ele recebe um prêmio diferente. Normalmente são prêmios simples, prendas arrecadadas na comunidade. O que importa é participar e se divertir.

Separamos algumas sugestões de Festa Junina – Brincadeiras. Confira:

Cadeia

A cadeia é uma brincadeira muito popular na festa junina. (Foto: Divulgação)

Na cadeia, escolhe-se um local isolado ou cercado por objetos, como cadeiras ou mesmo bambus. Nomeia-se um delegado e seus ajudantes. O preso vai até a cadeia e, paga uma prenda, que pode ser em dinheiro ou então cantar, recitar, dançar, fazer uma imitação, etc. Se houver um palco com microfone, a cadeia pode ser colocada num canto dele. E a prenda, ao ser paga diante do microfone, será vista por todos da festa. Só assim o preso poderá ser solto.

Corrida do ovo na colher

Marca-se um local de partida e outro de chegada. Cada corredor deve segurar a boca uma colher com um ovo em cima, cozido ou cru. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada, sem derrubar o ovo. Se quiser variar, substitua o ovo cozido por batata ou limão.

Correio-elegante

É o serviço de entrega de bilhetes românticos durante a festa. Os bilhetes também podem ser de amigo ou mesmo de humor. Quando não estiver entregando bilhetes, o entregador passeia pela festa, oferecendo o serviço de correio. Para facilitar, pode-se levar alguns cartões prontos, com quadrinhas amorosas ou engraçadas.

Correio-elegante. (Foto: Divulgação)

Dança da laranja

É uma dança com vários casais. Uma laranja é colocada entre as testas de cada par. Os casais devem dançar, sem tocar na laranja com as mãos. Se a laranja cair no chão, o casal é desclassificado. A música prossegue até que fique só um casal, o vencedor.

Saiba mais: Festa Junina Comidas Típicas

Pesca da maçã

Sobre uma mesa, coloca-se uma bacia com água, de preferência filtrada, e maçãs boiando. Cada participante deve colocar as mãos nas costas e inclinar-se sobre a bacia e morder uma maçã. Quem conseguir ganha um brinde. É uma das brincadeiras mais complicadas da festa junina.

Sobre a festa junina

Em uma festa junina não pode faltar pescaria. (Foto: Divulgação)

A Festa Junina é uma das típicas festas da cultura brasileira. Em cada região do pai você encontra uma comemoração diferente. A mais comum de todas é a quadrilha, realizada em diferentes festas juninas pelo país. Além da festa receber esse nome por ser realizada no mês de junho, é também em homenagem a São João, um dos santos que tem como junho seu mês de comemoração.

A Festa Junina também é em comemoração à Santo Antônio e São Pedro. Sendo assim, a comemoração tem origem na igreja católica, mas já ganhou diferentes rumos com o passar do tempo. Hoje você encontra os mais variados tipos de comemorações relacionadas com a Festa Junina. Como já foi citado logo acima, as festividades acontecem no mês de junho, mês em que se comemora o “aniversario” dos três santos. É comum que algumas festas sejam realizadas no mês de julho. Em ambos os meses o inverno está com força total na maior parte do país, principalmente sul e sudeste.

Veja também: Melhores Festas Juninas do Brasil

Aproveite as dicas de Festa Junina – Brincadeiras. No entanto, saiba que existem muitas outras opções, como bingo, boca do palhaço, arremesso de argolas, derruba lata, corrida do saco, entre outras.

 

Top