Festa Junina: Símbolos, Significados, Histórias

Festa Junina: Símbolos, Significados, Histórias

Editorial MDT 12/07/2017 Festa Junina

PUBLICIDADE

Na matéria “Festa Junina: Símbolos, Significados, Histórias” você irá conhecer tudo a respeito dessa comemoração especial. Descubra como surgiram os festejos juninos, quais são os principais elementos e o que eles significam. Veja também as tradições dessa festa no Brasil.

Festa Junina: Símbolos, Significados, Histórias. (Foto: Divulgação)

A festa junina é uma comemoração que conta com muitas cores, delícias e tradições. Realizada sempre no mês de junho, ela atrai milhares de pessoas por causa das suas brincadeiras divertidas e comidas típicas. Embora a festa seja de origem europeia, no Brasil ela assumiu um formato próprio.

PUBLICIDADE

Veja também: Enfeites para festa junina

Festa Junina: Símbolos, Significados, Histórias

Nos tópicos a seguir você vai conhecer um pouco mais sobre a festa junina: símbolos, significados, histórias:

História da festa junina

Muitas histórias são contadas sobre a festa junina e a sua origem. Acredita-se que essa comemoração teve início nos países católicos da Europa, que organizavam os festejos para homenagear  São João, Santo Antônio e São Pedro. O Brasil foi conhecer a festa junina através do contato com a cultura dos colonos portugueses.

A festa junina surgiu na Europa e chegou ao Brasil pelas mãos dos colonos. (Foto: Divulgação)

PUBLICIDADE

A festa junina no Brasil ganhou forma não só por causa de Portugal, mas também pela influência de outros povos da Europa, como os espanhóis, os franceses e até mesmo os chineses. Essa grande mistura cultural transformou a festa junina brasileira em um evento único e incomparável.

Os festejos juninos tomam conta de todos os cantos do país, mas é na região Nordeste que a festa ganha mais expressão. Por lá, as pessoas não celebram apenas os santos católicos, mas também agradecem as chuvas que acabam com a seca do território. Milhares de pessoas se reúnem para dançar quadrilha, acender a fogueira e apreciar as comidas típicas.

Leia mais: Festa Junina Comidas Típicas

Símbolos da festa junina

O intuito deste artigo é justamente isso, para que vocês conheçam um pouco mais sobre os principais símbolos das festas juninas.

Fogueira: Representa proteção contra os maus espíritos, acredita-se purificar o local e sinal de agradecimentos aos santos.

PUBLICIDADE

Fogos de artifícios: Leva para longe os maus espíritos.

Casamento: Acredita-se que o casamento simboliza uma homenagem a uma jovem francesa, que ficou grávida e foi obrigada a casar.

Mastro: Outro símbolo que está relacionado com a fé, o mastro está ligado aos cultos agrários, onde eram realizados agradecimentos à fecundação das sementes.

Quadrilha: Dança típica francesa, tem o significado de agradecimento aos santos juninos que são: Santo Antônio, São João e São Pedro. Aqui no Brasil a quadrilha ficou popular e atualmente é dançada ao ar livre.

Pau de Sebo: É um mastro untado de sebo com um prêmio no topo, para quem alcançar.

Lavagem do santo: Normalmente é feito antes da meia noite, a imagem é molhada num lago ou riacho com uma bacia d’agua, logo após banha-se as mãos, pés ou outra parte do corpo para buscar proteção divina.

Bandeirinhas: No início das comemorações da Festa Junina os desenhos de santos ou frases religiosas eram lugar certo nas bandeirinhas, hoje vemos apenas cores nada mais.

Simpatias: Como de costume essa época do ano atrai muitas pessoas que acreditam e buscam simpatias, seja para trazer sorte no amor, etc.

Confira: Brincadeiras para fazer na festa junina

Agora você já sabe tudo sobre  “Festa Junina: Símbolos, Significados, Histórias”. Aproveite as informações e entre no clima dessa comemoração que contagia milhares de brasileiros.

Significado Festa Junina

Algumas religiões se privam de comemorar festas Juninas pelo fato de a festa ter iniciado na Europa e nessa época a Igreja Católica tinha grande influência. A Festa Junina foi criada com o intuito de celebrar a colheita que era sempre no dia 24 de Junho. A dat coincidiu com o a data do nascimento do João Batista e a festa passou a ser chamada por “Joaninas” em homenagem ao São João.

Os Portugueses foram os responsáveis por trazer essa festa para o Brasil, nessa mesma época do ano os índios faziam rituais para celebrar a agricultura.

Outros artigos

As belezas do Egito: fotos

13/05/2012

As belezas do Egito: fotos

[caption id="attachment_442143" align="aligncenter" width="329" caption="Os templos de Karnak e Luxor, são um conjunto de santuários, colunas, pilares e obeliscos de...

Coleção de esmaltes Hits Mari Moon

06/12/2011

Coleção de esmaltes Hits Mari Moon

Os esmaltes da coleção Hits Mari Moon prometem fazer sucesso entre as meninas, com cores modernas e descontraídas que deixam as unhas diferentes. Para desenvolve...

Prêmio Saúde 2011 Inscrições

12/07/2011

Prêmio Saúde 2011 Inscrições

Os profissionais de saúde assim como todos os outros profissionais merecem reconhecimento no que fazem, por isso diversas instituições se empenham em proporciona...