quinta-feira, 8 de dezembro de 2022 - 08/12/2022 06:37:20
MundodasTribos

Na matéria “Festa Junina: Símbolos, Significados, Histórias” você irá conhecer tudo a respeito dessa comemoração especial. Descubra como surgiram os festejos juninos, quais são os principais elementos e o que eles significam. Veja também as tradições dessa festa no Brasil.

Festa Junina: Símbolos, Significados, Histórias. (Foto: Divulgação)

A festa junina é uma comemoração que conta com muitas cores, delícias e tradições. Realizada sempre no mês de junho, ela atrai milhares de pessoas por causa das suas brincadeiras divertidas e comidas típicas. Embora a festa seja de origem europeia, no Brasil ela assumiu um formato próprio.

Veja também: Enfeites para festa junina

O que este artigo aborda:

Festa Junina: Símbolos, Significados, Histórias

Nos tópicos a seguir você vai conhecer um pouco mais sobre a festa junina: símbolos, significados, histórias:

História da festa junina

Muitas histórias são contadas sobre a festa junina e a sua origem. Acredita-se que essa comemoração teve início nos países católicos da Europa, que organizavam os festejos para homenagear  São João, Santo Antônio e São Pedro. O Brasil foi conhecer a festa junina através do contato com a cultura dos colonos portugueses.

A festa junina surgiu na Europa e chegou ao Brasil pelas mãos dos colonos. (Foto: Divulgação)

A festa junina no Brasil ganhou forma não só por causa de Portugal, mas também pela influência de outros povos da Europa, como os espanhóis, os franceses e até mesmo os chineses. Essa grande mistura cultural transformou a festa junina brasileira em um evento único e incomparável.

Os festejos juninos tomam conta de todos os cantos do país, mas é na região Nordeste que a festa ganha mais expressão. Por lá, as pessoas não celebram apenas os santos católicos, mas também agradecem as chuvas que acabam com a seca do território. Milhares de pessoas se reúnem para dançar quadrilha, acender a fogueira e apreciar as comidas típicas.

Leia mais: Festa Junina Comidas Típicas

Símbolos da festa junina

O intuito deste artigo é justamente isso, para que vocês conheçam um pouco mais sobre os principais símbolos das festas juninas.

Fogueira: Representa proteção contra os maus espíritos, acredita-se purificar o local e sinal de agradecimentos aos santos.

Fogos de artifícios: Leva para longe os maus espíritos.

Casamento: Acredita-se que o casamento simboliza uma homenagem a uma jovem francesa, que ficou grávida e foi obrigada a casar.

Mastro: Outro símbolo que está relacionado com a fé, o mastro está ligado aos cultos agrários, onde eram realizados agradecimentos à fecundação das sementes.

Quadrilha: Dança típica francesa, tem o significado de agradecimento aos santos juninos que são: Santo Antônio, São João e São Pedro. Aqui no Brasil a quadrilha ficou popular e atualmente é dançada ao ar livre.

Pau de Sebo: É um mastro untado de sebo com um prêmio no topo, para quem alcançar.

Lavagem do santo: Normalmente é feito antes da meia noite, a imagem é molhada num lago ou riacho com uma bacia d’agua, logo após banha-se as mãos, pés ou outra parte do corpo para buscar proteção divina.

Bandeirinhas: No início das comemorações da Festa Junina os desenhos de santos ou frases religiosas eram lugar certo nas bandeirinhas, hoje vemos apenas cores nada mais.

Simpatias: Como de costume essa época do ano atrai muitas pessoas que acreditam e buscam simpatias, seja para trazer sorte no amor, etc.

Confira: Brincadeiras para fazer na festa junina

Agora você já sabe tudo sobre  “Festa Junina: Símbolos, Significados, Histórias”. Aproveite as informações e entre no clima dessa comemoração que contagia milhares de brasileiros.

Significado Festa Junina

Algumas religiões se privam de comemorar festas Juninas pelo fato de a festa ter iniciado na Europa e nessa época a Igreja Católica tinha grande influência. A Festa Junina foi criada com o intuito de celebrar a colheita que era sempre no dia 24 de Junho. A dat coincidiu com o a data do nascimento do João Batista e a festa passou a ser chamada por “Joaninas” em homenagem ao São João.

Os Portugueses foram os responsáveis por trazer essa festa para o Brasil, nessa mesma época do ano os índios faziam rituais para celebrar a agricultura.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

1

Pode ser do seu interesse

Festa junina de Campina Grande 2015

Festa junina de Campina Grande 2015

Festa Junina – Brincadeiras

Festa Junina – Brincadeiras

Dicas De Festas De São João 2017 No Nordeste

Dicas De Festas De São João 2017 No Nordeste

Como Organizar Festa Junina

Como Organizar Festa Junina

Cursos gratuitos Senai Paraíba 2012

Cursos gratuitos Senai Paraíba 2012

Dicas de Vestido para Festa Junina

Dicas de Vestido para Festa Junina