Descubra os benefícios da água de coco

Além de refrescante e deliciosa, a água de coco é rica em nutrientes, podendo ser considerada um isotônico natural ideal para repor os líquidos…

Por Editorial MDT em 22/02/2012

A água de coco não contribui apenas com a sensação de refrescância, mas também traz benefícios para a saúde.

Além de refrescante e deliciosa, a água de coco é rica em nutrientes, podendo ser considerada um isotônico natural ideal para repor os líquidos e os sais perdidos através do suor durante a prática de atividades físicas. Prova disso é que, de tão popular, já deixou de ser encontrada apenas na sua forma natural, servida diretamente da fruta, e invadiu bares, supermercados e restaurantes em garrafinhas e caixinhas.

A água de coco, naturalmente produzida dentro da polpa do coco é composta principalmente de açúcares (carboidrato) e sais minerais importantes para a saúde e hidratação do organismo. Razão pela qual sua composição muito semelhante à do soro fisiológico, com quantidades de água e sódio parecidas, o líquido do coco é indicado para combater diversos problemas de saúde. Por exemplo, em 200 ml apresenta cerca de 40 kcal, 10g de carboidrato, 320 mg de potássio (a porcentagem total das necessidades diárias) e 40mg de sódio, além de boas doses de fósforo, cálcio, magnésio e vitamina C.

Benefícios para a saúde

A água de coco serve como um calmante natural, reduz prisão de ventre e favorece a sensação de bem-estar.

A bebida combate prisão de ventre, dor de cabeça e mal estar, ajuda a reduzir o nível de colesterol e a febre, hidrata e amacia a pele e ainda serve como calmante. Há um beneficio que muitas mulheres vão gostar se ingerida entre as refeições, aumenta a sensação de saciedade e diminui a fome.

Ainda reduz a pressão arterial e risco de doença cardíaca, previne aterosclerose, facilita as funções renais, protege contra vários tipos de câncer, facilita a digestão, o controle dos níveis de glicemia no sangue, a circulação sanguínea, deixa o sistema imunológico mais ativo, possui propriedades anti-envelhecimento e ajuda na preservação de bactérias amigas da saúde, ajuda ainda evitar cãibras e fraqueza muscular e a equilibrar o sistema circulatório, pois regula o nível de sódio e de água no corpo.

 Acerte na hora de comprar

Alguns cuidados são fundamentais para a escolha da água de coco.

• Prefira as naturais ao invés das versões industrializadas. Todo produto fresco conserva melhor seus nutrientes;

• Escolha os cocos mais verdes, pois possuem mais água. Como o amadurecimento, a parte carnosa se torna mais grossa e a água diminui, embora fique mais adocicada;

• Evite os com a casca machucada, rachada ou muito marrom;

• Os bem amarelados produzem água mais adocicada;

• Beba a água assim que o coco for aberto para aproveitar todos os seus nutrientes. Quando exposta ao ar, sem refrigeração, poderá azedar.

Essas são alguns dos inúmeros benefícios do consumo da água de coco, aproveite e compre um agora mesmo bem geladinho e melhore ainda mais a sua saúde.

Top