Fatores que podem impedir gravidez

Fatores que podem impedir gravidez

Ficar grávida é o sonho da maioria das mulheres que desejam constituir uma família. Porém, para algumas delas nem sempre é fácil realizar esse…

Por Editorial MDT em 05/09/2012

Ficar grávida é o sonho da maioria das mulheres que desejam constituir uma família. Porém, para algumas delas nem sempre é fácil realizar esse sonho. Isso porque, existem alguns fatores que podem gerar uma infertilidade temporária ou permanente, dificultando a gravidez. Veja quais são os fatores que podem impedir a gravidez.

Existem vários fatores que podem impedir a gravidez (Foto: divulgação).

Infertilidade feminina

A infertilidade é um problema que deixa muitas mulheres com medo. Ela pode ser causada por vários fatores, porém algumas doenças ginecológicas são as principais responsáveis por dificultar a gravidez.

Por isso, a consulta ginecológica é indispensável para todas as mulheres, pois o médico pode identificar as principais causas por meio de exames específicos e ainda indicar qual o tratamento correto.

Leia também cuidados com a gravidez após os 30 

Fatores que podem impedir a gravidez

Os problemas ovulatórios, obstruções na trompa, infecções no colo uterino, doenças uterinas e fatores imunológicos estão entre os principais fatores que dificultam a gravidez. A síndrome dos ovários policísticos, disfunções da glândula tireoide e supra-renais são algumas causas que dificultam a ovulação feminina.

As obstruções das tropas podem ser causadas pela endometriose ou outro problema que dificulte o transporte do óvulo até o útero, feito pela trompa. Em outros casos, os problemas estão relacionados ao útero, por miomas e pólipos. As infecções também impedem a gravidez, pois fazem com o espermatozóide não sobreviva ao muco vaginal.

Existem alguns casos em que a mulher não engravida por causa do seu sistema imunológico que age como se o espermatozoide fosse um intruso e o rejeita. Segundo especialistas, o uso de drogas, álcool, medicamentos sem prescrição e hábitos sedentários de vida também podem causar infertilidade.

A síndrome do ovário poliscístico, os problemas tubários, o uso constante de anticoncepções são fatores que podem dificultar a gravidez (Foto: divulgação).

Outros fatores que podem dificultar a gravidez

  • Uso de anticoncepcionais (por muito tempo);
  • Estresse (afeta a região cerebral que controla os hormônios sexuais, dificultando a liberação e formação do óvulo);
  • Obesidade (associado a ciclo menstrual irregular, interrupção da ovulação e aumento dos níveis hormonais);
  • Antioxidantes (alteram a atividade dos ovários e a formação de óvulos).

    A consulta ginecológica é indispensável para as mulheres que desejam engravidar (Foto: divulgação).

Veja também como lidar com o estresse na gravidez 

Existem vários fatores que podem impedir ou dificultar a gravidez. Dentre eles estão os fatores hormonais, infecções uterinas, doenças uterinas, obstrução nas trompas, uso prolongado de anticoncepcionais e muitos outros. Para saber qual o problema que está impedindo que você engravide, o mais indicado é procurar um ginecologista para solicitar exames específicos para diagnóstico e tratamento do problema.

Top