Exaustão: sintomas, como evitar

PUBLICIDADE
Falta de concentração e de disposição são alguns sintomas de exaustão.

Na sociedade moderna e agitada em que vivemos, a grande maioria das pessoas chegam a apresentar, em alguns momentos, sintomas de estresse, falta de motivação, indisposição e dificuldade de concentração.

É importante saber que, quando isso acontece, é necessário parar para tomar um fôlego e fazer uma análise da situação, pois geralmente esse quadro característico é uma forma do corpo avisar que alguma coisa está errada.

O estresse infantil é um problema que tem trazido muita preocupação. Saiba como combatê-lo.

PUBLICIDADE

Principais causas

Muita pressão no trabalho, falta de atividade física, alimentação inadequada e ausência de momentos recreativos são as principais causas do cansaço físico e mental. O ser humano precisa, diariamente, de períodos de descanso que lhe permitam se recuperar do cansaço de um dia atarefado e ainda acumular alguma energia para o dia seguinte. Dormir cerca de sete a oito horas por noite é a melhor maneira de combater o principal fator causal da exaustão.

Conheça as doenças que o estresse constante pode causar.

Sintomas

O sono inadequado e insuficiente pode precipitar o aparecimento de vários problemas de saúde, como depressão e irritabilidade, além de dores de cabeça constantes, menor capacidade de concentração e raciocínio, tensões musculares e ansiedade. É preciso ter bastante calma e persistência no tratamento desse problema, pois a regressão clínica dos sintomas costuma ser lenta e progressiva.

É importante que seja feito uma boa investigação médica quanto aos sintomas relatados, porque uma série de outros problemas podem cursar com quadro clínico semelhante, como anemia, fibromialgia, hipertireoidismo, doenças crônica, diabetes e doenças infecciosas. O diagnóstico de estresse geralmente acaba sendo feito por exclusão de outras patologias.

Sono de boa qualidade e duração adequada ajuda a prevenir a exaustão.

Como evitar a exaustão

Além de uma boa noite de sono, outros fatores ajudam a evitar a exaustão. Confira:

  • Bons hábitos alimentares

Uma dieta equilibrada influencia diretamente a qualidade de vida. Existem alguns alimentos que são capazes de oferecer mais energia e funcionam como estimulantes para a concentração, como é o caso do café, mas devem ser usados com bastante moderação, uma vez que podem precipitar quadros de palpitação (batedeira no coração), nervosismo e até mesmo insônia.

PUBLICIDADE

O mais indicado é apostar em uma dieta rica em alimentos leves e de alto teor nutricional, como frutas, verduras e carnes magras, que possuem grande biodisponibilidade de minerais e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Uma dica para as pessoas que acabam não tendo tempo de caprichar em uma alimentação variada é recorrer aos suplementos alimentares, ricos em coenzimas, vitaminas (especialmente as do complexo B, C e E), minerais, ginseng e ginkobiloba.

Alguns sinais na pele indicam estado de estresse. Saiba mais sobre o assunto.

  • Momentos recreativos

É preciso se desligar do trabalho e da correria do dia-a-dia de tempos em tempos, proporcionando a oportunidade de mudar os focos de atenção e relaxar a mente. O recomendado é que seja feito alguma atividade semanal, completamente contrária ao ritmo laboral. Por exemplo, quem trabalha em escritórios, deve optar em praticar algum esporte ou sair pra passear, enquanto que as pessoas que trabalham viajando ou exercendo alguma atividade física deve preferir relaxar em casa, ir ao cinema e sair com os amigos.

O recomendado é praticar atividades opostas às realizadas durante o trabalho.

Cuidar do corpo e da mente é extremamente benéfico para a vida de pessoas de todas as idades. Pra evitar os problemas relacionados à exaustão, é importante seguir as dicas, sem se esquecer de procurar um médico mediante a persistência dos sintomas, o que poderia indicar uma outra doença de base.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.