Alimentos que reduzem cólicas menstruais

PUBLICIDADE

As cólicas menstruais são um grande problema na vida de muitas mulheres em idade fértil, que sofrem todos os meses com esse sintoma super incômodo e que é capaz de tirar qualquer um do sério. A boa notícia é que uma alimentação balanceada e rica nos ingredientes certos é capaz de amenizar a situação. Fique por dentro do assunto e conheça os alimentos que reduzem cólicas menstruais.

A dismenorreia pode ser incapacitante. (Foto: divulgação)

O que é a cólica menstrual

Conhecida pelo nome técnico de dismenorreia, a cólica menstrual é uma das queixas mais frequentes no ambulatório de ginecologia. O problema é tão comum que atinge mais da metade de todas as mulheres em idade fértil, chegando ao ponto de prejudicar nas funções diárias.

O problema pode ser classificado como primário, quando não existe nenhuma causa orgânica responsável pelas cólicas, ou em secundário, quando os sintomas aparecem em decorrência de alguma doença.

PUBLICIDADE

Prevenção da dismenorreia

Outra medida importantíssima é prevenção das crises de cólica, que pode ser feita através de alguns cuidados que devem ser tomados alguns dias antes do período menstrual, como a realização de compressas locais com água quente e prática de exercício físico como caminhada e pedalada. Outros hábitos devem ser adotados permanentemente, como é o caso da inclusão na dieta de alimentos capazes de combater a cólica menstrual, como:

  • Alimentos ricos em vitamina E

Esses produtos são capazes de estimular a produção endógena de endorfinas, capazes de inibir a liberação de prostaglandinas. Essa vitamina pode ser encontrada em vegetais de folhas verdes, óleos vegetais (como o de milho, palma, girassol, soja e amendoim), nozes, grão inteiros e sementes;

Alimentos integrais são ricos em magnésio, que combate as dores de cólica. (Foto: divulgação)
  • Produtos ricos em magnésio

O magnésio possui uma forte ação analgésica, sendo capaz de inibir a secreção de prostaglandinas e ainda relaxar a musculatura uterina. Para tirar todo proveito desse mineral, vale a pena ressaltar a importância de consumir produtos ricos em vitamina B6, responsável por aumentar a entrada de magnésio nas células;

O magnésio pode ser encontrado em nozes, amêndoas, frutas, cereais e grãos vegetais e leite. A vitamina B6 está presente na banana, espinafre, peito de frango, salmão, tomate, abacate, farelo de trigo, atum e amendoim.

Tratamento para as cólicas menstruais

Várias medidas podem ser tomadas para diminuir o desconforto ocasionado pela dismenorreia. O segredo para que haja uma diminuição efetiva da dor é realizar a intervenção no momento certo, contando com o apoio de analgésicos e anti-inflamatórios. O recomendado é que esse tipo de medicação seja tomada logo nos primeiros sinais de dor, a fim de evitar a formação de prostaglandinas, responsáveis pela sensação tão desconfortante.

Com os alimentos certos é possível amenizar as dores de cólica menstrual. (Foto: divulgação)

A dismenorreia é um problema sério na vida de muitas mulheres, e pode ser altamente incapacitante. Por isso, melhor do que tratar os incômodos sintomas é tomar algumas medidas preventivas, como consumir regularmente alimentos capazes de combater a cólica menstrual.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.