Principais causas da unha encravada

PUBLICIDADE

Só quem já passou pelo problema de ter uma unha encrava, sabe o desconforto que o problema gera. Geralmente, isso acontece porque o formato da unha facilita para o que ela encrave. Porém, existem outros fatores que influenciam no surgimento desse terrível incômodo que causa muita dor. Saiba mais sobre o assunto e veja as principais causas da unha encravada.

É preciso ter cuidado na hora de cortar as unhas. (Foto: divulgação)

O que é unha encravada

É difícil encontrar quem não tenha sofrido com esse problema. A dor é constante e parece até não ter solução. Um pequeno corte com o alicate até que ajuda a aliviar um pouco a dor. Porém, dois dias depois, a dor e o incômodo voltam causando uma chateação muito grande.

A unha encravada ocorre quando uma das pontas fica enterrada na pele ao redor. Isso acontece, pois a pele cria uma barreira para o crescimento e, como a unha não para de crescer e é mais dura, ela penetra da pele provocando inflamação e dor.

PUBLICIDADE
A unha encravada causa incômodo e dor. (Foto: divulgação)

Veja também como desencravar unhas 

Principais causadas da unha encravada

Entre as causas principais da unha encravada está o hábito errôneo de cortar os cantos das unhas. Isso leva a formação de uma ponta na extremidade cortada, permitindo que com o peso do corpo, a pele que antes ficava abaixo da unha, cresça e fique na frente da mesma. Com esse crescimento, a unha fica encravada no local.

O uso de sapatos de bicos finos ou apertados também facilita o encravamento das unhas. Nas crianças recém-nascidas, o uso de macacões com pés fechados também pode levar ao problema se não for mais folgado.

Como as unhas devem ser cortadas

Sem dúvidas, todo mundo já ouviu dizer que o ideal é fazer um corte reto para evitar possíveis complicações nas unhas. Porém, segundo especialistas, o mais indicado é conhecer o formato da unha antes de cortá-la. O corte reto só é indicado para quem tem o formato da unha reto. Se você possui um tipo arredondado, precisa seguir o desenho da unha para não encravar.

Além disso, é preciso ficar de olho para não formar as espículas, que são aquelas pontinhas de unha que às vezes ficam esquecidas na lateral. Lembrando que para isso, não é preciso ficar cutucando por horas. Se não estiver confiante, o mais indicado é procurar um podólogo uma vez por mês e aderir o conforto dos calçados aos pés.

As unhas encravadas podem ser causadas por vários fatores. (Foto: divulgação)

Veja também tratamento para unha encravada 

PUBLICIDADE

As unhas encravadas geram muito desconforto e dor aos pés. Normalmente elas são causadas pelo corte inadequado ou pele uso de calçados desconfortáveis. Para evitar esse problema é preciso ter cuidados redobrados na hora de fazer as unhas, principalmente em salões de beleza. Aposte no corte das unhas obedecendo ao formato das mesmas e fique de olho nos calçados que irá usar. Caso a unha esteja encravada, o mais indicado é procurar um podólogo para avaliar e tratar o problema.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.