Entenda como o Enem é usado pelas faculdades

Entenda como o Enem é usado pelas faculdades e descubra como esse exame pode contribuir com o seu futuro. Hoje, essa prova se destaca…

Entenda como o Enem é usado pelas faculdades e descubra como esse exame pode contribuir com o seu futuro. Hoje, essa prova se destaca como uma das mais importantes avaliações da educação brasileira, chegando a substituir o vestibular tradicional na hora de distribuir as vagas nas universidades.

Entenda como o Enem é usado pelas faculdades. Foto: Ilustrativa.

O Enem 2015 será realizado nos dias 24 e 25 de outubro. Por conta disso, os estudantes já se preparam para o maior evento estudantil do país: O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. A ansiedade e o de cometer erros pode incomodar os alunos até momentos antes da prova. Como as notas podem ser usadas para o ingresso de muita gente nos cursos superiores, a procura (nos últimos anos) cresceu consideravelmente.

Leia mais: Dicas de como estudar para o Enem

Entenda como o Enem é usado pelas faculdades

O que muita gente ainda não entende é como as notas no Enem são utilizadas para facilitar o seu ingresso em faculdades e universidades. Saiba que o processo é simples e eficaz. Algumas faculdades, por exemplo, utilizam a nota do ENEM como válida para todo o vestibular.

Leia os tópicos abaixo e entenda como o Enem é usado pelas faculdades:

Prouni

Garanta uma bolsa de estudo usando o Enem.Foto: Ilustrativa.

Neste ano, milhões de estudantes estarão realizando as provas do Enem. A maioria tem como objetivo concorrer bolsa de estudo em instituições particulares através de um programa do governo: O PROUNI. Esse sistema que permite ao estudante ingressar em um curso superior sem arcar com os custos das mensalidades, pois ficam a cargo do Governo Federal.

O Prouni estabelece parceria com as principais instituições privadas de ensino superior do Brasil. Para se inscrever no programa, o candidato deve ter alcançado nota mínima de 450 pontos e não zerado na redação. As bolsas parciais (50%) e integrais (100%) são distribuídas conforme a renda per capita familiar.

Leia Também:  Inscrições para o Fies do segundo semestre 2015

SISU

As principais universidades federais do Brasil passaram a distribuir as vagas através do Enem, abolindo definitivamente o vestibular. Isso acontece porque elas fazem parte do SISU, um Sistema de Seleção Unificado que leva em conta a nota no exame para definir a classificação em cada um dos cursos.

O Enem é a porta de entrada para uma universidade federal. Foto: Ilustrativa.

A mecânica do SISU é mais simples do que você imagina: o universitário que participou da edição mais recente do Enem escolhe duas opções de cursos, por ordem de preferência e respeitando a nota de corte. Se ele for aprovado, deve providenciar a documentação necessária e efetuar a matrícula.

Saiba mais: Dicas para escolher seu curso no Sisu 2015

Dentre as principais universidades que utilizarão as notas do ENEM como única fase para o ingresso nos cursos está:

– Universidade Federal do Pampa;

– Universidade Federal de Mato Grosso;

– Universidade Federal do Ceará;

– Universidade Federal de Ouro Preto;

– Universidade Federal Rural do Semi-Árido;

– Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro;

– Universidade Federal do Maranhão;

– Universidade Federal de Alfenas;

– Universidade Federal de Pelotas;

– Universidade Federal de São Carlos;

– Universidade Federal do Rio Grande;

– Universidade Tecnológica Federal do Paraná;

– Universidade Federal Rural de Pernambuco;

– Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro;

Outras formas de usar o Enem

O ENEM conta pontos em outras universidades, como UNICAMP e USP. Foto: Ilustrativa.

Nem todas as universidades públicas utilizam o Enem como único processo seletivo. A UNICAMP, por exemplo, emprega a nota no exame para compor a nota final da sua primeira fase. Já na UNESP, o desempenho no Enem é utilizado como bônus que ajuda a pontuar nas provas da 1ª fase.

Leia Também:  Seis dicas para usar a tecnologia na hora dos estudos

Veja também: Enem 2015, Inscrições, Datas, Provas

É importante que você entenda como o Enem é usado pelas faculdades e tire o melhor proveito do exame para aumentar as chances de ingressar no ensino superior. Continue acompanhando as publicações do Mundo das Tribos, pois temos muitos outros artigos que falam sobre educação.

 

Top