quarta-feira, 17 de agosto de 2022 - 17/08/2022 04:18:58
MundodasTribos

Separamos algumas boas dicas de como estudar para o Enem 2015. É possível começar com determinação e realizar alguns ajustes na rotina para garantir a produtividade na hora de aprender. Disciplina também é fundamental para você alcançar seus objetivos na prova e entrar para a universidade. Mas isso tudo deve ser feito de maneira equilibrada e o estudante deve se conhecer para um bom autogerenciamento.

Dicas de Como Estudar para o Enem  (Foto: Divulgação)

O que este artigo aborda:

Dicas de como estudar para o enem

Reserve de uma a quatro horas por dia para estudar, mais que isso pode causar cansaço mental e atrapalhar no rendimento. Entre as dicas de como estudar para o Enem, esta talvez seja a mais importante, pois é preciso fazer outras tarefas no dia e distrair a mente. Especialistas afirmam que relaxar depois dos estudos ajuda na memorização e no aprendizado. Concentração é algo essencial e não dá para estudar assistindo televisão, ouvindo rádio ou até mesmo mexendo no celular. Faça isso apenas nos intervalos de 15 minutos durante o período de estudo.

Leia mais informações sobre: Como Fazer Grupos de Estudo Para o Enem

A internet facilita para quem deseja estudar, mas sempre procure conteúdo de sites confiáveis, instituições de ensino e o próprio site do enem.

Estudar gabaritos e provas

Estudar gabaritos e provas

Inicie um plano de estudo e neste primeiro passo você deve consultar o conteúdo das edições anteriores do Enem no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), que é quem desenvolve e aplica o exame. Conhecer as provas e as referências que elas apresentam são extremamente importantes para descobrir suas aptidões e falhas.

Refazer provas anteriores ajuda a identificar acertos e falhas (Foto: Divulgação)

Ao sentir dificuldade com alguma matéria, dedique um tempo maior para estuda-la. O ideal é imprimir a prova e, como se estivesse no dia do exame, responder as questões dentro do prazo de 4 horas e 30 minutos.

Como fazer a redação do Enem

Há cada ano a redação apresenta um tema diferente e não há exatamente como saber qual será o assunto do Enem 2015, mas uma dica pode ajudar neste quesito. A melhor maneira de saber argumentar e entender um assunto é acompanha-lo. Para isso os especialistas indicam a leitura e o acompanhamento do noticiário com um olhar crítico, ir além da informação, fazendo sempre uma análise de tudo o que está envolvido naquela informação.

Acompanhe o noticiário e tente ir além dos fatos (Foto: Divulgação)

Acompanhar debates sobre esses assuntos pode ajudar ainda mais o estudante na hora de expor sua opinião. E faça como na prova, escreva uma redação sobre um acontecimento no tempo previsto e faça uma análise depois sobre o material.
Erros comuns na redação.

 

Redação do Enem vale 20% da nota final (Foto: Divulgação)

Erros comuns na redação

Errar na hora de escrever a redação do enem é comum, mas alguns deles podem ser evitados. Um bom exemplo é o ‘mim’, que muitas vezes é usado para conjugar o verbo: “Para mim falar com ele”. Conjugue o verbo, que é aquilo que tem ação (correr, falar, comer, estudar, etc), sempre com o eu. Neste caso o mim está errado e pode ser usado no final de frases como: Eu comprei esse vestido para mim.

Onde ou Aonde? A palavra ‘aonde’ remete-se ao movimento e pode ser usado neste caso: ‘Para aonde você vai? ’. Já a palavra ‘onde’ refere-se a lugar e, portanto, pode-se usar neste exemplo: ‘Onde ele almoçou? ’. Fique atento e evite erros simples, só assim conseguirá uma boa nota no exame.

O conteúdo "Dicas de Como Estudar para o Enem" foi feito por Editorial e distribuído por MundodasTribos na categoria Educação em . Conteúdo atualizado em .

1

Pode ser do seu interesse

Concurso Da Caixa 2012, Inscrições, Edital

Concurso Da Caixa 2012, Inscrições, Edital

Atitudes que as empresas esperam dos trainees

Atitudes que as empresas esperam dos trainees

Cursos Gratuitos Paraná 2010-2011 FACOP

Cursos Gratuitos Paraná 2010-2011 FACOP

Faculdade de Comunicação Social SP

Faculdade de Comunicação Social SP

Prêmio Jovem Cientista 2013: inscrições

Prêmio Jovem Cientista 2013: inscrições

Senac DF cursos gratuitos Pronatec DF Copa 2014

Senac DF cursos gratuitos Pronatec DF Copa 2014