Entenda como as emoções afetam a imunidade do corpo

Há tempos que especialistas vem observando a ligação entre o sistema imunológico de uma pessoa, com as suas alterações emocionais. Apesar de ainda não…

Há tempos que especialistas vem observando a ligação entre o sistema imunológico de uma pessoa, com as suas alterações emocionais. Apesar de ainda não existirem comprovações a respeito desse fato, já é sabido que quando uma pessoa está emocionalmente afetada, isso reflete de forma negativa em sua imunidade. Entenda de que maneira as emoções podem afetar a imunidade do corpo.

As emoções podem ser decisivas no funcionamento adequado da imunidade.

Psiconeuroimunologia

A psiconeuroimunologia é a entidade que estuda a relação entre o sistema imunológico e as emoções de um indivíduo. A partir dela foi possível comprovar que os sistemas do organismo podem influenciar as defesas do corpo, através da liberação de hormônios, os quais estão diretamente ligados às emoções.

Emoções X estresse X sistema imunológico

A emoção pode ser compreendida como sentimentos que avaliam, de forma subjetiva, os processos fisiológicos e de crenças de um indivíduo. Já o estresse pode ser entendido como o conjunto de respostas comportamentais e fisiológicas que o organismo manifesta diante de adversidades que afetam nosso corpo.

O sistema imunológico é, de maneira geral, composto por um conjunto de órgãos que possuem como função a produção de agentes de defesa. Como exemplo desses, podemos citar:

  • Linfócitos B;
  • Linfócitos T;
  • Célula natural killer.

Um estilo de vida calmo previne o aparecimento de doenças.

De maneira mais didática, é possível comparar o sistema imunológico como um exército interno, o qual nos protege de possíveis invasores e agressores, ajudando a manter a ordem e o equilíbrio do organismo.

Compreendendo como as emoções alteram a imunidade

Segundo especialistas, quando nos sentimos bem, o nosso organismo funciona de maneira equilibrada e adequada, porém, quando estamos passando por uma diversidade de emoções, ele promove a liberação de hormônios de forma desequilibrada. Como resultado, eles alteram não só as nossas células de defesa, mas também todas as nossas funções orgânicas.

Leia Também:  Dicas de penteados para sair a noite

Alterações emocionais e a evolução do câncer

Como foi anteriormente citado, as alterações hormonais podem resultar em disfunções. Os atuais estudos mostraram que essas alterações podem estar diretamente relacionadas ao desenvolvimento de doenças, inclusive o câncer. Por isso especialistas estão se aprofundando, cada vez mais, na investigando da associação entre distúrbios fisiológicos e emocionais, com o aparecimento de doenças.

O estresse é o grande vilão da sociedade moderna.

Há algum tempo que especialistas estão em busca de provas sobre a relação negativa existente entre aos distúrbios emocionais e o sistema imunológico, e em muitos casos essa associação foi comprovada. Portanto, a melhor forma de  manter uma vida saudável é se mantendo livre de alterações emocionais, incluindo o estresse, que é cada vez mais frequente na sociedade moderna.

Confira também:

O estresse pode causar aftas na boca

Como melhorar a imunidade do organismo

Top