Como Melhorar a Imunidade do Organismo

Quando ocorre uma alteração no sistema imune e as células não conseguem responder ao agente agressor, seja ele um vírus, uma bactéria ou um…

Quando ocorre uma alteração no sistema imune e as células não conseguem responder ao agente agressor, seja ele um vírus, uma bactéria ou um fungo, ele não é eliminado do organismo, provocando a doença. Estes microorganismos se aproveitam da fragilidade do organismo e atacam, principalmente nessa época do ano. O frio facilita a proliferação de vírus e bactérias e, por isso, as mudanças climáticas favorecem muito o aparecimento de alergias e infecções, principalmente respiratórias.

Alguns estudos afirmam que praticar regularmente exercícios físicos melhora o sistema imunológico, o exercício de média intensidade está associado à diminuição de episódios de infecção devido à melhoria de funções de importantes componentes imunológicos.

Os alimentos também podem reforçar o sistema imunológico do nosso organismo, pois eles estimulam e potencializa o bom funcionamento, alguns alimentos indicados são:

*Gorduras boas, ou seja, alguns ácidos graxos insaturados têm o poder de melhorar a resposta imunológica quando associado a uma alimentação balanceada. Pode-se destacar os Ômega 3 e 6, que têm como principal função a regulação de algumas células imunológicas. Esses nutrientes estão em peixes e castanhas, como as nozes, castanha do Pará e caju.

* Carotenóides, eles  são encontrados principalmente em vegetais e frutas de cores amarela, laranja e vermelhas. Ativam o sistema imunológico, logo melhoram a defesa do organismo.

* Vitamina E, elas são  encontradas em alguns óleos vegetais como óleo de milho, soja e no azeite de oliva. Quando ingeridos, melhoram a resposta imunológica e também é considerado um antioxidante.

*Vitamina C , com ação antioxidante e melhora os efeitos da vitamina E, regenerando suas fórmulas de ação quando ocorrem formações de radicais livres. Têm efeitos benéficos principalmente em infecções respiratórias e nas gripes. Fontes: laranja, acerola, limão, abacaxi, mexerica, entre outras frutas ácidas.

Leia Também:  Cuidados com os dentes na terceira idade

*Carboidrato,eles são frequentemente associado a melhora do sistema imune, especialmente se suplementado durante treinos longos ou intensos. Deve ser consumido na alimentação de forma fracionada, e durante os treinos, sendo as melhores formas de suplementação os géis e bebidas esportivas.

*Probióticos, são bactérias benéficas contidas no iogurte, leite fermentado ou vendidas na forma de suplementos, que reforçam o sistema imune.

Algumas dicas para de como melhorar a imunidade do organismo através de alguns alimentos:

•Tome pelo menos 1 litro e meio de água por dia, pois manter as vias aéreas úmidas afasta o vírus;

•Aumente o consumo de iogurte natural, ele é excelente para o sistema imunológico, além de ser fonte de cálcio;

•Consuma mais alho na sua alimentação, seus compostos ajudam a fortalecer o sistema imunológico;

•Aumente o consumo de alimentos ricos em betacaroteno, ou seja,  consumo de cenoura, laranja, damasco, beterraba, espinafre, mamão, couve e alimentos fontes de zinco  como fígado de boi e semente de abóbora;

•Consuma mais frutas e verduras diariamente;

•Evite alimentos gordurosos, pois eles deixam o sistema imunológico debilitado.

Mas antes de tomar qualquer medida procure um médico.

Top