Conjuntivite: Prevenção e Tratamentos da Doença

Para quem não sabe a conjuntivite é uma doença muito comum, os seus sintomas são: olho vermelho, sensibilidade a luz, coceira nos olhos, pálpebras […]

Para quem não sabe a conjuntivite é uma doença ocular muito comum, os seus sintomas são: olho vermelho, sensibilidade a luz, coceira nos olhos, pálpebras inchadas e com secreção. A conjuntivite pode ser causada por vários motivos como: alergias, irritação por algum tipo de agente químico, alteração na produção das lágrimas. Também pode ser causada por vírus ou bactérias.

Assim que os sintomas aparecerem é necessário procurar um oftalmologista para fazer o diagnóstico certo e assim poder tratar a doença.

Como tratar a conjuntivite?

Existem vários tipos de conjuntivite e cada um deles deve ter tratamento específico, por isso cabe ao médico decidir qual o tratamento mais adequado a cada tipo de conjuntivite. Veja quais são elas:

Conjuntivite Alérgica – o tratamento pode ser feito com anti-histamínicos ou antiinflamatórios tópicos.

Conjuntivite Viral – pode ser tratada com compressas de água morna para diminuir os sintomas e para tratar complicações pode ser usado corticóides locais.

Conjuntivite Bacteriana – a doença tem duração entre dez e quatorze dias se não for tratada. Para promover a cura da doença em dois ou três dias pode ser usado colírios ou pomadas antibióticas.

Além de fazer o tratamento com a medicação é muito importante tomar alguns cuidados como:

– É importante lavar as mãos com frequência e evitar coçar os olhos;

– Lavar as mãos antes e após a aplicação da pomada e colírio e não deve encostar o frasco nos olhos;

– Não deve também usar lentes de contato quando estiver com conjuntivite, ou se estiver usando colírios ou pomadas.

Leia Também:  Estudo descobre como proteína protege organismo contra HIV

Como prevenir a conjuntivite?

Para prevenir a conjuntivite alguns cuidados deverão ser tomados, confira quais são eles:

– Não compartilhe toalhas de rosto nem maquiagens;

– Não coloque as mãos nos olhos e lave-as com freqüência;

– Evite ter contato com produtos fortes e que possam provocar intoxicação e se for necessário o contato, use óculos de proteção;

– Se for nadar use óculos de natação;

– Nunca use pomadas ou colírios sem que tenham sido receitados por um médico;

– Para usar as lentes de contato deve ser prescrita por um oftalmologista.

Cuidados com a saúde

A conjuntivite é uma doença simples, mas se não tiver os cuidados necessários pode causar sérios danos a saúde. Por isso os cuidados são tão necessários, tanto para evitar o contagio da doença quanto para o tratamento.

Muitas pessoas quando desenvolvem a doença, não conseguem ficar na claridade e sentem muita dor nos olhos. Mas é preciso procurar um especialista para poder diagnosticar o tipo de conjuntivite e poder tratar com a medicação adequada. A automedicação pode ser prejudicial e mascarar problemas secundários.

Os sintomas são um alerta de que algo não vai bem com a saúde, por isso é necessário ficar alerta as manifestações do corpo humano, elas podem indicar um problema mais serio e que necessita ser tratado. Procurar um médico é a melhor maneira de combater e tratar doenças.

Frequentar locais com aglomeração de pessoas como metrô, escolas, banheiros públicos e muitos outros que podem ter passado pessoas com conjuntivite, existe uma grande probabilidade de contrair a doença. Por isso lavar bem as mãos antes e depois de sair desses lugares é fundamental.

 

 

Leia Também:  Doenças que Afetam a Memória

 

Top